fbpx
exodontia simples

Tudo o que você precisa saber sobre exodontia simples!

Exodontia simples nada mais é que extrair um dente. E alguns fatores podem exigir que um dente seja extraído. Por exemplo, uma cárie muito extensa e profunda que tenha atingido a polpa do dente, comprometendo sua estrutura inteira.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Também pode ser necessário extrair quando uma infecção atinge grande parte da base óssea e adjacências, falta de espaço para o nascimento de novos dentes e etc.

Independentemente de qual for a situação, o mais recomendado é que você procure um profissional para receber a orientação adequada e indique o melhor tratamento. Abaixo você vai entender mais detalhes sobre o que é uma exodontia simples, como funciona e muito mais.

Não deixe de conferir e boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é uma exodontia simples?

exodontia simples

A ocorrência de problemas bucais pode ser mais comum do que as pessoas pensam. E o pior: podem levar a extração de um ou mais dentes. Quase todos os dias, várias extrações são realizadas por todo o Brasil, por conta de problemas como cáries e infecções.

A cirurgia de exodontia simples é realizada com anestesia local. Porém, em alguns casos, pode ser necessário sedativos para que o paciente controle seu nervosismo ou ansiedade. Geralmente, trata-se de um procedimento simples, sem maiores riscos ou complicações.

Basicamente, a exodontia simples é o ato cirúrgico de extrair o dente, isto é, removê-lo, arrancá-lo. A extração pode ser realizada em qualquer um dos dentes da boca, sejam eles incisivos, caninos, pré-molares ou molares.

Por conta de problemas de erupção, o dente do siso é um dos dentes que mais passa por uma exodontia simples.

Quando um dente deve passar por uma exodontia simples?

Existem vários motivos que podem levar a uma exodontia simples, porém, a cárie dentária pode ser considerada a mais frequente. Quando a exodontia simples se faz necessário nesse caso, é porque já não é mais viável ou não compensa mais recuperar o dente com cárie.

Outras causas que podem levar a uma exodontia simples:

  • Dente fraturado / quebrado, seja na coroa ou na raiz. É comum que ocorra a fratura total da coroa, sendo necessário a exodontia de raiz residual ou de resto radicular.
  • Dentes desvitalizados com insucesso que não dê para fazer retratamento endodôntrico.
  • Dentes com mobilidade muito acentuada, consequência de uma periodontite avançada.
  • Dente do siso, incluso ou semi-incluso que impliquem sintomatologia ou para prevenir algum tipo de problema.

Como é realizada a exodontia simples?

O dentista, primeiramente, deve fazer uma avaliação completa da saúde da sua boca. Isso serve para que ele verifique se é realmente necessário que a extração seja realizada.

Caso o profissional perceba que é realmente preciso, ele aplica a anestesia local. Depois disso, com o auxílio de um instrumento, ele provocará o deslocamento do dente. O próximo passo é extrair o dente.

Por fim, o profissional fecha o local com alguns pontos cirúrgicos.

Quais são os cuidados após a exodontia simples?

Depois de uma exodontia simples, o profissional vai recomendar uma série com vários cuidados para evitar dores desnecessárias ou complicações.

O recomendado é que a dieta seja realizada a base de líquidos e alimentos pastosos durante os três primeiros dias. Também é importante evitar alimentos muito quentes ou muito gelados.

A escovação deve ser realizada sutilmente para que não cause nenhum trauma no tecido que ainda está sendo cicatrizado.

Vale ressaltar ainda que é fundamental que o paciente conte com um plano odontológico. Não apenas para que ele possa economizar durante esse tipo de procedimento. Mas também para que ele tenha o apoio antes, durante e depois da exodontia simples.

Além disso, com o plano odontológico, ele poderá ser atendido em casos de urgência e emergência.

Espero que você tenha entendido o que é uma exodontia simples. Não deixe de cuidar da saúde dos seus dentes e de contar com um plano odontológico para que você tenha um auxílio em situações de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *