Tudo Sobre Dor de Dente

Sinusite e dor de dente: Qual a relação?

Sinusite e dor de dente, em muito casos, podem ter sim relação. Entenda com esse artigo como essas dores se relacionam.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Poucas pessoas sabem disso e apenas quando um especialista faz o diagnóstico que elas ficam cientes desse problema.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Sinusite e dor de dente: conheça a anatomia dessa região

sinusite e dor de dente

Há o contato próximo entre os seios da face e os dentes. Os dentes da parte de cima se apoiam no osso, conhecido como maxilar. Uma parte do osso do maxilar se encontra acima das raízes dos dentes, essa parte é chamada de seio maxilar.

O seio maxilar é uma cavidade aerada encontrado no interior do próprio osso maxilar, revestido pelas camadas de células mucosas, essa cobertura também existe dentro do nariz.

Uma das extensões da cavidade nasal é o seio maxilar, que faz a produção de muco que serve no processo de limpeza da cavidade.

Esse muco é carregado de bactérias e partículas consideradas nocivas, e precisam ser eliminadas através da comunicação no interior do nariz.

Entretanto poderá ocorrer uma comunicação entre as raízes dentárias e o seio maxilar, e o conteúdo disposto da cavidade oral, que é cheio de bactérias e resto de alimento, podem entrar no seio maxilar e assim provocando a inflamação mucosa.

Desta forma, ocorrerá a sinusite de origem dentária.

A dentição pode ser responsável por sinusites, mesmo em casos onde a raiz dos dentes estejam em contato com o seio maxilar, quando os dentes estão em bom estado e as raízes saudáveis, nada irá acontecer.

A sinusite ondotogência ocorrerá quando os dentes não possuem um bom hábito de limpeza e higiene.

O dente nesse estado também poderá sofrer com periodontite, gengivite, inflamações em estruturas do dente, entre outras doenças.

Essas inflamações levam às bactérias perto das raízes dos dentes, que irá se propagar para o interior do seio maxilar.

O tratamento

Para evitar qualquer tipo de dor de dente, incluindo em casos como esse, a higiene bucal é essencial.

Remoção de cáries, tratamento de canal dos dentes e limpeza são procedimentos que serão indicados aos problemas dentários.

Em alguns casos, a extração de algum dos dentes pode ser necessária, principalmente se ele estiver comprometido. E quando esse procedimento é indicado uma fístula oro-nasal poderá ser provocada e se persistir precisará ser fechada.

As sinusites quando duram mais de 3 meses se tornam crônicas e assim uma intervenção cirúrgica via nasal será feita pelo especialista com o objetivo de remover as secreções acumuladas.

O reestabelecimento da função do seio maxilar irá ser feito através da necessidade de uma cirurgia, os bloqueios e espessamentos da mucosa nasal são vistos por exames de tomografia.

A prevenção

Previna-se da sinusite e da dor de dente, fazendo a higienização bucal de forma correta. Lembre-se da importância do processo de utilizar fio dental, fazer uma boa escovação e usar produtos que ajudam na saúde da boca.

Consultar-se com especialistas como dentistas e otorrinolaringologista é fundamental, pois esses profissionais podem eliminar as possíveis duvidas e indicar hipóteses que causam essas dores.

Fazer exames odontológicos será muito importante nesse processo, pois com essa avaliação a análise dos possíveis focos de infecção e a qualidade dos dentes poderá ser realizada de forma precisa.

Atente-se!

Cuidar da saúde bucal é essencial, assim como qualquer outra parte do corpo, não deixe de fazer a checagem regularmente para que problemas sérios possam ser evitados.

Em muitos casos, essa situação pode se agravar e causar danos com maior dificuldade de reversão, sendo assim, especialistas precisam fazer o acompanhamento adequado.

Sinusite e dor de dente são problemas sérios, mantenha-se atento sempre e muita dor de cabeça poderá ser evitada.

Compartilhe esse artigo em sua rede social e mantenha seus amigos e familiares informados.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Hi, Neat post. There’s an issue along with your site in web explorer, could test this?K IE still is the market chief and a big element of other people will miss your fantastic writing due to this problem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar