fbpx
restauração de dente

Restauração de dente: o que é e como fazer?

Certamente você já ouviu falar sobre restauração de dente ou conhece alguém que tenha precisado fazer uma. É um procedimento comum, que costuma ser feito em algumas situações específicas.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Geralmente, quando houve algum estrago maior no dente, quando ele passou por algum processo de deterioração ou está quebrado, a restauração é uma opção indicada para a solução do problema.

Mas você sabe o que é restauração de dente e como fazer? Neste artigo explicaremos direitinho sobre a restauração e esclareceremos as dúvidas mais comuns que as pessoas costumam ter em relação a esse procedimento.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Restauração de dente – você sabe o que é?

restauração de dente

Conforme mencionado anteriormente, a restauração de dente se torna necessária quando o dente se encontra bastante danificado e precisa passar por um processo de reconstrução.

Isso acontece quando uma cárie danificou muito o dente ou, em uma situação mais específica, quando por acidente ele foi atingido e quebrado.

Como fazer a restauração de dente?

De um modo geral, na restauração o dentista retira a parte do dente que está deteriorada, fazendo uma limpeza total da área atingida e que provavelmente não servirá mais.

Em seguida, ele passa a preencher todo o espaço com um novo material, fazendo assim a reconstrução ou restauração do dente.

É importante frisar que ao realizar uma restauração, o dentista fecha todos os espaços que podem facilitar a entrada de bactérias.

Ou seja: não é apenas uma questão de estética, mas também uma maneira de manter a saúde e o bem-estar do paciente, evitando novas possíveis infecções.

Como acontece o passo a passo da restauração de dente?

1 – Anestesia local

Costumeiramente o dentista aplica a anestesia local na área próxima aonde irá ocorrer a restauração do dente, para que o local fique adormecido.

2 – Processo de remoção da cárie

O próximo passo é cortar com o uso de uma furadeira toda a resina que envolve a parte onde está a cárie. Logo após esse processo ele prepara o molde para que seja iniciada a restauração.

3 – Condicionamento ácido

Um gel ácido é utilizado para que seja feita uma ligação de preenchimento antes que o dentista comece a colocar o material restaurador.

4 – Aplicação de resina

O passo seguinte na restauração de dente é a aplicação de resina, utilizada em alguns tipos específicos do procedimento.

O dentista passa a colocar a resina em camadas e logo após esse processo ele a fortalece por meio de uma luz brilhante.

5 – Polimento

O polimento é o último passo e é também o mais simples. Depois de toda a aplicação de resina o dentista passa a polir o dente no intuito de deixá-lo lisinho, semelhante aos demais.

Quais os tipos de restauração de dente e qual é o melhor?

Não se pode dizer que há um melhor tipo de restauração de dente, pois cada um tem a sua indicação para diferentes tipos de casos ou mesmo pela decisão do paciente.

Para que você saiba mais sobre restauração de dente, listamos a seguir todos os tipos desse procedimento:

Restauração de porcelana

Também conhecida como faceta ou incrustação, geralmente é feita sob medida através de um laboratório e depois fixadas no dente.

Restauração de resinas compostas ou plástico

Quando se deseja ter uma aparência natural essa é a melhor opção, pois o material combina com a cor do dente. A mistura que compõe a resina é colocada na cavidade dentária para que endureça.

Restauração de ouro

Pode parecer extravagante, mas acredite: o ouro utilizado na restauração tem grande durabilidade, podendo permanecer no dente por até 20 anos, além de ser um material que possui fácil aceitação do organismo.

Porém, é um material obviamente caro, ou seja: o procedimento pode sair com um valor muito mais alto do que o imaginado. Portanto, depende bem mais do bolso do paciente do que de uma decisão do dentista.

Restauração de prata

Também possui boa resistência e um preço bem menor comparado ao ouro, mas quanto à aparência, geralmente fica muito evidente devido à cor muito escura.

Por esse motivo é utilizada em dentes posteriores, que não ficam muito visíveis.

Cuidar da saúde bucal é sempre a melhor opção

Se você não pretende fazer uma restauração de dente ou quer evitar qualquer problema bucal, o ideal é cuidar da saúde dessa região, em especial dos dentes.

Visita o dentista regularmente e siga todas as orientações, incluindo as mais básicas, como escovar os dentes várias vezes aos dia e usar o fio dental. Prevenir é sempre a melhor maneira de evitar grandes problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *