fbpx
remédio para gengivite

Remédio para gengivite: como resolver?

Quer conhecer algum remédio para gengivite caseiros? Então não deixe de acompanhar nossas dicas e recomendações desse artigo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

A gengivite é a fase inicial de um problema na gengiva, que incluem gengivas inflamadas, dolorosas e avermelhadas. Isso ocorre por causa de bactérias que infeccionam o local.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


A gengivite costuma aparecer quando há acúmulo de resíduos alimentares, que se formam por causa da má escovação dos dentes. Mesmo que seja um problema comum, ele precisa ser tratado para evitar que progrida para algo pior.

A boca notícia é que há remédios para gengivite caseiros, tratando a gengivite de forma natural, sem ocasionar efeitos colaterais indesejados. E é isso que você vai conferir nesse artigo. Boa leitura!

Remédio para gengivite – dica 1: limão

O suco de limão possui vários agentes anti-inflamatórios e antissépticos que podem auxiliar a amenizar a gengivite de forma eficaz.

remédio para gengivite limão

Como ele possui ácidos naturais, ele inibe o crescimento das bactérias, além de regular o pH da boca, controlando o mau hálito.

Ingredientes

  • Suco de ½ limão
  • 200 ml de água morna

Para preparar, você deve espremer o suco de meio limão, acrescentando no copo de água morna, diluindo-o bem. Você vai usar o líquido como enxaguante bucal, fazendo bochechos por dois minutos. Cuspa e repita esse procedimento duas vezes por dia.

Remédio para gengivite – dica 2: óleo de tomilho

O óleo de tomilho contém propriedades antibióticas que podem ser usadas para combater a inflamação das gengivas. Suas propriedades limpam áreas de difícil acesso da boca, reduzindo a formação de placa bacteriana.

remédio para gengivite tomilho

Ingredientes

  • ½ colher de chá de óleo de tomilho
  • 100 ml de água morna

A preparação consiste em você diluir o óleo de tomilho no copo de água morna. Depois disso, você deve fazer bochechos com a mistura durante dois minutos. Você deve repetir o tratamento sempre após uma refeição principal, como almoço e jantar.

Remédio para gengivite – dica 3: bicarbonato de sódio e água oxigenada

O enxaguante caseiro feito com bicarbonato de sódio e água oxigenada é outro remédio para gengivite eficaz, que combate os sintomas.

remédio para gengivite bicabornato de sodio

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 200 ml de água morna
  • 20 ml de água oxigenada

Para preparar, você deve adicionar o bicarbonato de sódio no copo de água morna. Depois disso, misture-o com a água oxigenada até que tudo esteja diluído.

Você deve usar a mistura como um enxaguante bucal, usando-a por cerca de 2 minutos. O recomendado é que você use, no máximo, duas vezes por dia, visto que essa mistura é um pouco abrasiva.

Remédio para gengivite – dica 4: aloe vera

A planta aloe vera contém um gel que serve como anti-inflamatório e antibacteriano, combatendo o inchaço das gengivas. Quando aplicado, o gel reduz a dor causada pela gengivite e ainda acelera a produção dos tecidos.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gel de áloe vera
  • 3 gotas de óleo essencial de melaleuca

Você vai misturar o gel de aloe vera com o óleo essencial de melaleuca. Depois disso, você vai aplicá-lo nos dentes e na sua gengiva. Deixe a mistura agir sem retirar o produto. Repita o procedimento duas vezes por dia.

Remédio para gengivite – dica 5: remédios receitados pelo dentista

Caso nenhuma das dicas anteriores resolva o seu problema, então você precisa procurar ajuda de um dentista. Ele vai verificar as causas do seu problema, encontrando a melhor solução.

Dentre os remédios para gengivite que o dentista pode receitar, estão:

  • Amoxicilina
  • Cefalexina
  • Clindamicina
  • Clordox
  • Flanax

É fundamental que você nunca se medique sozinho. Além disso, não interrompa o tratamento sem consultar um profissional.

Apenas um profissional poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração são adequadas para que o seu caso seja resolvido.

Além disso, é fundamental que você tenha um plano odontológico. Com ele, você poderá recorrer ao dentista sempre que julgar necessário. Fora isso, o custo-benefício de um plano odontológico é melhor do que pagar consultas particulares. Assim, sua saúde bucal estará sempre em boas mãos.

Agora você já sabe quais são os melhores remédios para gengivite. Até mais!

Aproveite e leia nossos outros artigos do blog:

Como Prevenir a Cárie? 8 Dicas para Você!

Dentes com cárie. Como tratar e prevenir?

Sensibilidade nos dentes: como resolver?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *