fbpx
radiografia periapical

Radiografia periapical: o que é e quanto custa?

Muitos exames de raio-X são feitos para se ter uma ampla visão interior do corpo, de forma a identificar possíveis problemas. No entanto, alguns agem de forma mais específica e reservada – e esse é o caso da radiografia periapical.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

A radiografia periapical se trata de uma técnica intraoral que trabalha com a exposição da relação entre os dentes e os tecidos. Dessa forma, exibe a anatomia dentária e as estruturas que a rodeia.

Esse tipo de raio-X mais específico auxilia numa elaboração precisa do diagnóstico e maior detalhamento das análises. Dessa forma, é possível ter um tratamento mais incisivo – como verá prosseguindo com a leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é a radiografia periapical?

radiografia periapical

Radiografia periapical, ou RX periapical, se trata de um exame que radiografa a anatomia de um pequeno grupo de dentes (de 2 a 4). Exibindo da coroa até o fim da raiz, acaba por permitir visualização das estruturas que se encontram ao redor do dente.

Sendo utilizado para visualização de uma pequena área de dentes contíguos, todos eles podem ser radiografados (molares, pré-molares, incisivos, caninos). Isso ocorre estejam eles na arcada dentária superior ou na inferior.

No entanto, não é possível realizar radiografia periapical total, isto é, que abranja todos os dentes numa única imagem. O máximo que pode ser feito é a realização de várias radiografias, o que permite estudo mais abrangente.

Quais as principais indicações para radiografia periapical?

A radiografia periapical é indicada para avaliações de tratamentos, auxílio de diagnóstico e definição de plano de tratamento para patologias e doenças orais. Dessa forma, suas principais indicações são:

  • Diagnóstico de cárie;
  • Diagnósticos de problemas no osso alveolar, coroas e raízes;
  • Diagnóstico de cistos, cálculos salivares, lesões neoplásicas e/ou presença de corpos estranhos;
  • Auxílio no diagnóstico de trauma oclusal;
  • Controle endodôntico;
  • Detecção de lesões ao redor da raiz dos dentes;
  • Visualização de obturações;
  • Avaliação de perdas ósseas ou da qualidade óssea;
  • Presença de implantes dentários.

Como funciona a radiografia periapical?

A radiografia periapical funciona sob as mesmas bases de um raio-X tradicional, porém com atuação restrita a um grupo de 2 a 4 dentes. Sua principal intenção é uma análise mais detalhada da extremidade da raiz de um dente e das estruturas ao redor.

Essa radiografia ocorre digitalmente e consiste num exame médico não-invasivo e indolor, sujeitando a pessoa a certa dose de radiação ionizante. Dessa forma, é concebida uma imagem do interior bucal.

E assim, é obtido o resultado em imagens no formato digital. O médico especializado pode pedir por apenas uma radiografia ou uma completa, o que pode chegar a 14 raios-X (que são agrupados depois).

As principais técnicas de radiografia periapical são:

Técnica periapical da bissetriz

Nessa técnica, o filme é posicionado na região posterior do dente do paciente, que segura-o com o próprio dedo. Assim, o raio incide de forma perpendicular ao ângulo formado entre dente e filme.

Técnica periapical do paralelismo

nessa técnica, o filme é posicionado de forma paralela ao eixo do dente, sem ser necessário grande participação do paciente. Assim, o raio incide de forma perpendicular ao centro do eixo entre dente e filme.

Tudo é feito sem restrições ou preparativos especiais. As únicas restrições que podem ser feitas são para pessoas em situação de gravidez, que necessitam de recomendações específicas.

Esse exame é realizado de forma rápida, não tomando mais do que 2 minutos quando feito em condições normais. Porém, quando realizado com mais de uma zona de dentes contíguos, o tempo aumenta proporcionalmente.

Quanto custa a radiografia periapical?

O valor de uma radiografia periapical costuma variar entre cada clínica dentária e também entre cada necessidade. No entanto, um valor comum para esse procedimento é o de R$ 24,00 (que pode aumentar conforme nível do processo).

Dessa forma, acaba sendo econômico contar com um plano odontológico que cubra esse procedimento. Não se sabe a quantidade de vezes que é necessário ou quantos grupos de dentes contíguos precisam ser avaliados.

Por isso, é importante que possua um plano odontológico que lhe permita realizar a radiografia periapical com uma bela economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *