fbpx
radiografia oclusal

Radiografia oclusal: Saiba tudo sobre!

Vários problemas surgem na região bucal e necessitam de atenção visual para evitar possíveis complicações. Esse é o caso da radiografia oclusal, necessária quando ocorre perda dentária no paciente.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Afinal, quando essa situação ocorre, é possível que ainda haja raízes residuais, dentes inclusos ou supranumerários. No entanto, a radiografia oclusal não é útil apenas para isso, sendo usada também para estudo de grandes áreas patológicas.

E como esse procedimento funciona? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o que é, como funciona e quanto custa para pôr em prática esse procedimento!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é radiografia oclusal?

radiografia oclusal

Radiografia oclusal, ou RX oclusal, se trata de um tipo de radiografia intraoral utilizada para despistamento e avaliação da posição de raízes residuais. Além disso, permite visualização de dentes inclusos (geralmente os sisos) e supranumerários (os excedentes).

Indo além, também é utilizada no estudo de grandes áreas patológicas, permitindo visualização das maxilas e mandíbula. Da mesma forma, é usada para apresentação do histórico de tratamentos dentários do indivíduo.

Sua aplicação é simples: uma película radiográfica é posta entre os dentes da maxila superior e da inferior, como se o paciente “mordesse” ela. Assim, é realizada a incidência de raios-X, que obedecem a angulação relativa à posição da película.

Quais as principais indicações da radiografia oclusal?

Considerando todas as funcionalidades da radiografia oclusal, ela possui as seguintes indicações para procedimento:

  • Análise para procedimentos cirúrgicos;
  • Análise para o crescimento de crianças;
  • Avaliação de tratamentos ortopédicos;
  • Verificação de possíveis cálculos nas glândulas salivares;
  • Visualização de lesões císticas ou neoplásicas;
  • Visualização do posicionamento de dentes retidos.

Dessa forma, o procedimento se volta para o estudo de possíveis anomalias e verificação de dentes inclusos e supranumerários. Além disso, é necessário seu uso quando ocorre alguma perda dentária.

Como funciona a radiografia oclusal?

A radiografia oclusal ocorre de maneira digital – em algumas clínicas ainda é usada a maneira tradicional – e permite visualização rápida do resultado. Seu funcionamento é da mesma forma simples.

Entre as arcadas inferior e superior do paciente, ele segura uma película (filme) através da oclusão (mordida). Em caso de ausência de dentes, a película é segurada com o dedo: feita na maxila, segura-se com os polegares, feita na mandíbula, segura-se com indicadores e médios.

O lado sensível da película se volta para a arcada superior, de forma que seja atingida pelo raio-X. O ângulo dele deve ser positivo entre 65º e 75º. Dessa forma, o processo não toma mais do que alguns minutos, com o tempo exato variando entre cada identificação.

Não é necessário qualquer preparação especial para que ocorra a radiografia oclusal. Esta ocorre de maneira simples, sem oferecer nenhum risco ou complicação relevante.

Dessa forma, é possível de executar tanto em adultos, como crianças, porém é necessária atenção com mulheres em estado de gravidez. Nesse tipo de situação, certas recomendações especiais são feitas, como uso de avental com revestimento em chumbo.

Dessa forma, o bebê e o resto do corpo é protegido da exposição à radiação que ocorre no procedimento.

Quanto custa a radiografia oclusal?

O custo para realizar a radiografia oclusal varia conforme a clínica dentária onde é feito esse procedimento. Além disso, deve se levar em conta a indicação e causa que levou o paciente a requerer dessa técnica.

No entanto, o preço médio que é levado em conta no geral é o de R$ 47,00. Assim, é comum que se conte com um plano odontológico que cubra esse orçamento – já que pode vir a ocorrer mais de uma vez. Contar com o custeamento de um plano odontológico oferece um seguro econômico importante quando você necessitar de uma radiografia oclusal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *