Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

Qual o melhor remédio para dor de dente? Os 10 melhores!

Incômodos no dente tendem não só a causar dores de cabeça e outros tipos de desconforto, mas também podem render muitas noites em claro. Diante desse transtorno, muitos se perguntam qual é o melhor remédio para dor de dente.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Há várias opções que podem ser utilizadas com essa finalidade. A prescrição de um medicamento específico depende da análise de uma série de fatores realizada por um dentista.

Com o intuito de falar de maneira mais cuidadosa sobre o tema, indicamos os melhores remédios para combater as dores de dente. Confira!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Quais são as causas e sintomas da dor de dente?

remedio para dor de dente

As dores de dente podem ser causadas por vários fatores, como cáries, infecções, bruxismo, problemas envolvendo a mastigação e traumas. A pultpite e o abscesso dental também afetam sobremaneira os dentes.

Outra condição que pode causar dores é o nascimento dos dentes do siso. De fato, eles causam desconfortos desde sua erupção.

Quando nascem completamente, podem gerar atritos com outros dentes e causar dor. Entretanto, a inflamação da gengiva é a causa mais comum de dor nesses casos.

É possível ainda que essas dores sejam causadas pela hipersensibilidade dentária.

Essa condição é ocasionada pelo desgaste das camadas do dente que cobrem a dentina. A região desprotegida passa a receber os estímulos químicos, táteis e térmicos diretamente, o que pode causar dores agudas.

Há ainda outras patologias que não têm relação com a saúde bucal que podem provocar desconforto na região dos dentes. Entre elas, podemos mencionar a sinusite, as infecções da ATM e até mesmo problemas cardíacos.

Por esse motivo, um tratamento bem realizado depende de um diagnóstico feito por um profissional.

Mas alguns sintomas são corriqueiros, como a febre baixa e a cefaleia e inflamações na região em torno dos dentes.

Já as dores orofaciais também podem ser ocasionadas por um dente. No entanto, elas podem ser sintomas de outros males como leucemia e neoplasias.

No que diz respeito às dores que atacam os dentes, estas costumam latejar, ser agudas ou constantes. De outro modo, a dor pode ser sentida somente quando se pressiona o dente afetado.

Os 10 medicamentos mais indicados para dor de dente

qual o melhor remédio para dente inflamado

Paracetamol

Este é um fármaco com ações antipiréticas e analgésicas, indicado no combate a dores leves e moderadas. Seu efeito costuma ser sentido entre 15 e 30 minutos após a ingestão.

Naxopreno

Já esse medicamento é indicado para dores advindas de inflamações, o que pode ser útil para os casos em que há dentes do siso.

Dorflex

O Dorflex alivia dores moderadas e leves e é também um relaxante muscular. Sua ação pode auxiliar a combater possíveis incômodos na região do pescoço que possam advir das dores de dente.

Benzocaína

Esse anestésico local tem fácil absorção pelas mucosas e atua bloqueando a condução de estímulos dolorosos.

Ibuprofeno

Para combater dores e inflamações, um dos medicamentos mais recomendados é o ibuprofeno. Trata-se de um anti-inflamatório não esteroide que combate dores e inflamações de diversos tipos.

Novalgina

Trata-se de outro analgésico que também tem propriedades antitérmicas. Assim, combate não só a dor de dente, mas também a febre que ela pode ocasionar.

Advil

É indicado no combate a dores musculares e tensionais, além de enxaquecas. É muito efetivo no alívio das dores de dente.

Aspirina

O ácido acetilsalicílico é um dos fármacos mais eficazes que existem. Ele pode ser utilizado ainda para diminuir inflamações do dente do siso.

Alivium

O Alivium pode ser administrado para vários tipos de dores, como as musculares e as cefaleias. É também um analgésico.

Dipirona

A dipirona monoidratada é outro analgésico que pode ser empregado para aliviar as dores de dente.

Procurar as causas da dor de dente para acabar com ela

Ainda que os medicamentos aqui listados sejam muito eficazes para tratar esse problema, o ideal é que um dentista se a dor persistir por mais de dois dias.

Isso porque um diagnóstico profissional continua a ser o melhor remédio para dor de dente.

E você, tem alguma dica de como se pode combater dores de dente de forma eficaz? Qual medicamento recomenda? Compartilhe com a gente!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar