Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

Qual o melhor remédio para dor de dente?

Qual o melhor remédio para dor de dente?Dor de dente afeta à grande parte da população, pelos mais diversos motivos e causas. Dessa forma, são buscadas inúmeras maneiras de tratar dessa dor, como antibióticos e tratamentos, mas principalmente remédios para dor de dente.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Remédios para dor de dente ajudam a aliviar a dor e inflamação local, sendo até solução definitiva em muito dos casos. Em tantos outros, pode ser utilizado sem necessariamente consultar o dentista.

E dessa forma, é bastante recomendado quando a dor de dente bate. Prossiga com a leitura do artigo e veja quais as melhores opções para você!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Os tipos de remédio para dor de dente

melhor remédio para dor de dente

Há vários remédios úteis para dor de dente – e alguns serão citados nesse artigo – fazendo com que sejam divididos em grupos:

Anestésico local: age nos nervos próximos ao dente, promovendo alívio rápido;

Analgésicos: alivia dores leves ou moderadas;

Anti-inflamatórios: reduzem dor e inflamação local, sendo usados contra dor constante e nascimento dos sisos.

Antes de tudo, é importante contar com a consulta de um médico ou dentista para se orientar sobre dosagem, horário, contraindicações e possíveis efeitos colaterais. Em alguns casos, é possível sem consulta, caso do Paracetamol.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Remédios anestésicos locais

Para começar, o remédio para dor de dente voltado para alívio bastante rápido da dor, sendo postos próximo aos nervos juntos do dente.

Benzocaína

De absorção rápida, a benzocaína é usada como calmante para dores, tendo aplicação na pele ou mucosas. Dessa forma, pode ser utilizada oralmente, em spray, pomada e pastilhas.

É contraindicada para pacientes com hipersensibilidade à benzocaína e outros derivados do ácido p-aminobenzóico, além de outros excipientes. Seus possíveis efeitos colaterais são dermatite de contato, ardor na boca, cianose e endurecimento das mucosas.

Remédios analgésicos

Quando é necessário um remédio para dor de dente contra dores leves ou moderadas, deve-se contar com os analgésicos.

Paracetamol

Indicado para adultos, em comprimido, e para crianças e bebês, em suspensão oral, o Paracetamol é o mais usado e comum para alívio da dor. Além disso, se mostra eficaz quando ingerida a cada 4-6 horas.

Raramente mostra efeitos adversos, mas não deve ser ministrado em quem possui reação alérgica ou hipersensibilidade ao paracetamol ou outro componente. Algumas reações adversas muito raras são distúrbios imunológicos, da pele e tecidos subcutâneos.

Dipirona

Um dos principais remédios para dor de dente, sendo eficiente contra dores intensas que o Paracetamol não pode lidar. É conhecido pelas marcas Novalgina e Anador e funciona como comprimido e via oral, principalmente o de 500 mg.

No entanto, não deve ser tomado em grande quantidade, principalmente em situação de gravidez. Além disso, deve se ter consultoria médica, pois é contraindicado para:

Alérgicos à dipirona ou qualquer um de seus componentes;

Pessoas com função da medula óssea prejudicada ou doença do sistema hematopoiético;

Pessoas com broncoespasmo ou outras reações anafilactoides;

Pessoas com porfiria hepática aguda intermitente;

Deficiência congênita da G6PD (risco de hemólise).

Remédios anti-inflamatórios

Por último, remédio para dor de dente voltado para redução do mesmo e tratamento da inflamação local.

Aspirina

Com sua substância ativa ácido acetilsalicílico e com 500 mg, a aspirina é uma ótima alternativa como anti-inflamatório. Assim, funciona inibindo as substâncias mensageiras da dor.

No entanto, é contraindicado para quem possui: hipersensibilidade, histórico de crise de asma com o remédio, úlceras do estômago/intestino, diátese hemorrágica, alteração grave da função do rim/fígado/coração ou tratamento com metotrexato (=>15mg/semana).

Além disso, não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Ibuprofeno

Anti-inflamatório mais indicado para tratamento de inflamações e dores em adultos, sendo encontrado em marcas como Aliviu e Ibupril. Além disso, é isento de prescrição médica.

No entanto, é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade ao Ibuprofeno ou outro de seus componentes. Além disso, também não recomenda-se seu uso para aqueles com úlcera gastrintestinal/sangramento gastrintestinal ou com histórico.

Não deve ser usado também em menores de 12 anos.

A presença médica na indicação e importância de um plano

melhor remédio para dor de dente dentista

Antes de utilizar de qualquer destes remédios, com exceção talvez do Paracetamol, é necessário consulta médica para dosagem e horário de ingestão. Além disso, o médico possui capacidade para adaptar o tratamento ao histórico médico do paciente.

Isso ressalta a importância de um plano odontológico que ofereça cobertura a todos os procedimentos que forem necessários. Assim, é feito o tratamento adequado ao paciente, da mesma forma que é indicado o melhor remédio para dor de dente.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar