Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

Qual o melhor analgésico para dor de dente?

É comum que se administre o analgésico para dor de dente. Esse tipo de fármaco é um dos mais eficazes no combate a dores de leves a moderadas, além de ser muito acessível.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Além de serem muito populares, esses medicamentos podem ser de diversas marcas. Mas, apesar de largamente utilizados para aliviar dores de dente, eles não podem atacar a raiz do problema.

Para falar mais detalhadamente acerca desses medicamentos e de sua utilização, apresentamos um conteúdo inteiramente dedicado a esse assunto. Confira!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


ANTES DE SABER QUE ANALGÉSICO TOMAR PARA DOR DE DENTE: QUAIS SÃO AS CAUSAS E OS SINTOMAS?

dor de dente

As dores de dente podem ser provocadas por fatores relacionados ou não à saúde bucal.

No caso de ser um problema envolvendo a boca, pode ser ocasionada por cáries, gengivite, erosão dentária, inflamações e hipersensibilidade.

Outra condição que costuma causar muito incômodo é o nascimento dos dentes do siso.

Nesses casos, podem ocorrer a inflamação da área do nascimento, o que tende a provocar dor. Similarmente, o dente pode ocasionar desconforto depois de nascido ao se chocar com outros dentes.

Da mesma forma que o dente do siso, o abscesso dentário é uma condição que gera dores. Trata-se de uma infecção que se situa próxima à raiz dos dentes ou perto de gengivas e ossos.

Outras causas de dor não relacionadas a problemas bucais são a leucemia, a sinusite e problemas cardíacos.

Há ainda o bruxismo, que nada mais é do que uma disfunção que promove um desgaste dos dentes mediante a fricção destes uns contra os outros.

Tal ocorre principalmente durante o sono, de maneira inconsciente. O problema tem raízes emocionais, como o estresse.

Já no referente aos sintomas, as dores podem ser constantes ou só serem sentidas quando os dentes entram em contato com alguma superfície. Ademais, as dores podem latejar ou ser moderadas.

Podem ocorrer ainda dores de cabeça e febres de baixa intensidade. As inflamações na gengiva também são sintomas frequentes.

ANALGÉSICOS PARA DOR DE CABEÇA

analgésico para dor de dente

Os analgésicos são fármacos que atuam de maneira efetiva no combate a vários tipos de dor.

Eles atuam obstruindo os canais de transmissão nervosa com o intuito de evitar os estímulos geradores de dor.

Entre eles, pode-se indicar os salicilatos e algumas drogas com propriedades narcóticas, como a morfina.

Para administração em casos de dores de dente, os analgésicos mais indicados são os listados abaixo.

Paracetamol

Esse remédio tem propriedades antipiréticas e analgésicas e é um dos mais indicados para dores leves e moderadas. Por esse motivo, também pode ser empregado para aliviar dores de dente.

O recomendado é que não se tome mais de 4 comprimidos diários. É preciso também respeitar os intervalos entre as dosagens que devem ser de, no mínimo 4 horas.

Entre os nomes comerciais desse composto, o mais conhecido deles é o Tylenol.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Dipirona

A dipirona tem as mesmas propriedades do paracetamol. Pode ser encontrado com os nomes Novalgina, Anador, Baralgin, entre outros.

Usada como um anti-inflamatório, a dipirona monoidratada não é recomendada, porquanto seus efeitos para casos de inflamações é muito reduzido.

Seus efeitos podem ser sentidos dentro de 30 minutos e podem durar por até 4 horas. Os comprimidos de 500 mg devem ser ingeridos no máximo 4 vezes ao dia.

Ainda que esses medicamentos tenham propriedades que auxiliam no alívio da dor, eles não são eficientes para atacar suas causas.

Por esse motivo, é importante ressalvar que somente um diagnóstico dado por profissional da área pode apontar as soluções definitivas para as dores de dente.

ANALGÉSICO PARA DOR DE DENTE É PALIATIVO

À vista do que foi dito acima, pode-se concluir que os incômodos provenientes de problemas nos dentes podem ser aliviados com esses medicamentos.

Mas a única forma de fazer com que eles desapareçam de vez é se consultando com um dentista. Ademais, é recomendado que o analgésico para dor de dente seja tomado somente sob prescrição.

Mas a única forma de fazer com que eles desapareçam de vez é se consultando com um dentista. Ademais, é recomendado que o analgésico para dor de dente seja tomado somente sob prescrição.

Você já tomou analgésicos ao sentir dores de dente? Tem uma dica de como se pode fazer bom uso desses medicamentos nessas situações? Conte-nos!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar