Planos Odontológicos

Qual é o melhor plano odontológico?

Cuidar da saúde bucal é fundamental, e, assim como qualquer parte do corpo, os dentes precisam de cuidados. Conheça qual é o melhor plano odontológico para que ele possa atender as suas necessidades.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Qual é o melhor plano odontológico? Entenda o que faz um plano que pode ser ideal pra você

qual é o melhor plano odontológico

Na hora de decidir qual é o melhor plano odontológico é necessário que faça a consideração de todo o serviço oferecido.

Saiba quais os dentistas trabalham nessa rede, os procedimentos que serão cobertos, qual o prazo de carência e se é oferecido atendimento 24 horas.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz uma publicação todos os anos que informam os resultados do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar.

Esse programa é responsável pela avaliação dos planos de saúde comuns e dos odontológicos.

Para a realização do teste de qualidade dos planos é utilizado pela ANS o Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS). Esse índice é um tipo de nota dada aos planos de saúde.

Essa nota irá variar, e é calculada se baseando em quatro dimensões. O IDSS pode avaliará em desempenho ruim, que é a nota zero, e desempenho correspondente e esperado pela ANS.

As quatros dimensões calculadas são:

1 – Avaliação oferecida pelo plano feita pela rede de prestadores, principalmente da garantia de acesso.

2 – Avaliação do financeiro da operadora para verificar se há equilíbrio.

3 – Avaliação da qualidade e atenção à saúde, da assistência prestada aas pessoas que se beneficiam do plano.

4 – Avaliação das obrigações de cadastros da operadora com a ANS são satisfatórias e cumpridas.

Quais os melhores planos odontológicos?

De acordo com um levantamento feito pela associação Proteste, o plano de melhor qualidade e que oferece a melhor qualidade é o Unimed Odonto.

Entretanto, esse plano é o que cobra a mensalidade mais cara.  Já o que ficou abaixo nesse levantamento foi OdontoPrev.

A pesquisa também revelou que os planos que em termos de tratamentos de canal, a nota máxima, que corresponde aos menores períodos de carência, foi alcançada pelos seguintes planos:

  • OdontoPrev.
  • Unimed Odonto.
  • Sulamérica Odonto.
  • Amil Dental.

Alguns planos foram mal nesse quesito e atingiram apenas 20% da nota máxima, esses planos são:

  • Inpao Dental.
  • Unidonto.
  • DentalUni.

Ainda assim teve um plano que obteve a menor nota em relação ao prazo de carência para canal, o plano Belo Dente/ Familiar e Individual.

Entenda mais sobre os planos odontológicos

Há muitos tipos de planos odontológicos, caberá a você decidir e investir no plano que irá cobrir as suas necessidades.

Ao contratar algum tipo de plano odontológico você deverá pagar uma mensalidade e assim poderá desfrutar dos benefícios de um serviço privado e ter acesso aos profissionais credenciados a essa rede.

Os planos podem cobrir apenas procedimentos mais simples como a limpeza, mas há outros planos que podem cobrir procedimentos mais complexos como pequenas cirurgias.

Aplicação de flúor, tratamento de cáries e a remoção de tártaro, comumente fazem parte do rol de procedimentos cobertos por todos os planos odontológicos.

Já as pequenas cirurgias, canal e extração de dente fazem parte da lista de procedimentos mais caros e estão apenas em alguns tipos de planos de saúde da boca.

Clareamento no dente é considerado como um procedimento estético, sendo assim, não faz parte do serviço ofertado pelos planos odontológicos, esse tipo de tratamento deve ser pago a parte e costumam ser caros.

Atente-se!

Cuide bem dos dentes é fundamental e visitar o dentista com frequência também. Agora que você sabe qual é o melhor plano odontológico poderá ter segurança na hora de fazer a sua decisão.

Compartilhe essas informações nas suas redes sociais com os seus amigos e não deixe de investir em um bom plano odontológico!

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar