Cuidados com os DentesMau HálitoTodos os Posts

Quais as causas do mau hálito?

Você sabe quais são as causas do mau hálito? Embora muitos pensem que as causas do mau hálito estejam sempre ligadas a problemas estomacais, não é sempre assim que acontece. Na realidade, na maior parte das vezes, o problema vem diretamente da cavidade bucal.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Enfim, quando problema é na cavidade bucal é necessário investigar o motivo, que pode ser sim a higienização inadequada, pois restos de alimentos podem se ligar as bactérias já existentes, assim liberando um forte odor.

Assim, é interessante conhecermos as principais causas para que possamos saber o que fazer e quais os problemas que estão relacionados a elas e, principalmente, em como tratá-la.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


As principais causas do mau hálito

quais as causas do mau hálito

É importante salientar que existem muitas causas para causar o mau hálito, porém iremos focar nos mais comuns, para que possamos pelo menos nos nortearmos em relação ao que fazer, seguem algumas:

  • Higiene bucal inadequada, como já mencionamos há pouco;
  • Saburra lingual, camada que se deposita na superfície da língua. Geralmente formada por restos de comida, bactérias, células descamadas da boca;
  • Placa bacteriana também é decorrente da escovação inadequada, também gera mau hálito, por isso, são importantes tanto uma boa escovação quanto a utilização de fio dental;
  • Boca seca, esta pode ser causada por alguns remédios, cigarro e até por dormir com a boca aberta;
  • Infecções na boca, como cárie dentária, doença periodontal ou feridas na boca;
  • Feridas cirúrgicas, como após uma extração dentária, pode gerar mau hálito;
  • Infecções no nariz, garganta ou pulmões;
  • Sinusite crônica;
  • Gotejamento pós-nasal;
  • Bronquite crônica;
  • Distúrbios do sistema digestivo;
  • Entre outros.

Assim, com todas essas possibilidades é importante identificar se além do mau hálito se existe algum outro sintoma que esteja o acompanhando. Também é necessário que pelo menos a sua higiene bucal esteja em dia.

Com a higiene bucal adequada, você pode eliminar a maior parte dos problemas que podem gerar o mau hálito, por isso, uma boa escovação, fio dental, enxaguante bucal e visitas regulares ao dentista são um bom começo.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Tem tratamento para o mau hálito?

Para quem pretende começar a combater o mau hálito, o primeiro lugar que deve iniciar é a boca, assim, a recomendação é escovar os dentes e a língua no mínimo três vezes ao dia, usar fio dental e enxaguante bucal.

Quando se escova a língua, se remove as bactérias que contribuem para os odores da boca, devemos destacar que é principalmente na parte posterior. Também é interessante se você utiliza próteses removíveis de escová-las.

Caso o problema esteja relacionado à boca seca, é importante que masque gomas de mascar sem açúcar ou chupe balas sem açúcar para estimular a salivação, além disso, também há salivas artificiais à venda.

No entanto, não há nada como uma consulta odontológica, esclarecendo suas questões sobre o mau hálito que permitirá que seja investigado mais a fundo o motivo do mau hálito, assim poderá tratar ou encaminhar para um especialista.

A questão é não negligenciar ou tentar camuflar o problema com paliativos que às vezes só escondem um problema que pode se agravar, assim, não deixe para depois, procure um dentista e trate imediatamente do problema.

Conclusão

Independentemente do motivo que esteja ocasionando o mau hálito, é importante que não seja negligenciado e sim buscar o tratamento, embora se utilizem de outros meios para amenizar a situação.

A questão é que a primeira coisa que deve fazer é cuidar da saúde bucal, pois caso problema não esteja relacionado à boca, poderá buscar o especialista adequado para resolver a situação.

Além disso, é importante que se tenha um plano odontológico que poderá amenizar os custos quando se tratar de consultas, exames ou possíveis tratamentos.

Cuidar da sua saúde bucal, além de combater as possíveis causas do mau hálito, também ajudará a ter um sorriso mais bonito e saudável, proporcionando um bem estar e melhorando sua autoestima.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar