Cuidados com os DentesTodos os Posts

Prótese dentária de silicone!

Para quem usa prótese dentária o conforto é primordial. Se você vai usar algo cotidianamente, nada mais justo do que algo confortável, que facilite o dia a dia e não machuque ou incomode você. Nesse sentido, uma ótima opção é a prótese dentária de silicone.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Para quem possui ponte móvel ou é portador de dentadura, a prótese de silicone tem se apresentado como uma solução flexível e a promessa de oferecer conforto, além de boa mastigação e, claro, estética.

Porém, a novidade tem gerado algumas dúvidas entre os usuários. As pessoas querem saber se o produto é realmente confiável, se há a flexibilidade prometida e se a qualidade é similar à dos tratamentos odontológicos já utilizados. Por isso, falaremos neste artigo tudo o que você precisa saber.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


A prótese dentária de silicone é realmente macia?

prótese dentária de silicone

Os usuários de prótese dentária estão buscando cada vez mais conforto e flexibilidade nos produtos utilizados. Há uma constante preocupação com o sorriso em si, com a mastigação e com a durabilidade do produto.

Se a sua dúvida é relacionada mesmo à maciez do produto, então pode ficar despreocupado. A prótese é sim, realmente macia.

E a grande curiosidade é que elas não são algo totalmente novo como se imagina. Pelo contrário, a prótese de silicone surgiu ali pelo fim dos anos 90, porém, só agora elas começaram a entrar realmente como opção no mercado.

Quais as vantagens do uso do silicone em próteses dentárias?

O principal objetivo do uso do silicone na prótese dentária é colocá-lo na parte mais rígida, para que as gengivas e mucosas não sejam machucadas durante o uso.

Pela riqueza de variedade do material ele pode ser utilizado em sua forma borrachóide ou até mesmo em sua forma mais plástica, semi-rígida.

Dessa maneira é mais confortável utilizar a prótese, evitando que haja qualquer lesão na gengiva ou mesmo algum incômodo durante o uso.

Quais são as indicações de uso da prótese dentária com silicone?

• Substituir esteticamente a estrutura metálica de próteses do tipo ponte móvel;

• Reembasar de forma provisória dentaduras na pós instalação dos implantes dentários;

• Reembasar provisoriamente dentaduras assim como pontes móveis durante o tratamento de infecções fúngicas;

• Ser utilizada em próteses removíveis utilizadas de maneira provisória em pacientes que estejam em tratamento com implantes dentários.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Quais os problemas decorrentes do uso de prótese dentária de silicone?

Alguns problemas são bastante frequentes em decorrência do uso da prótese dentária de silicone. Eles na verdade resultam da insistência em usar esse material permanentemente.

Embora se esperasse dela uma melhora na mastigação, há muitas reclamações nesse sentido. Além disso, há também uma outra consequência indesejada: a fonação comprometida.

Há também um outro problema que, segundo alguns relatos, acontece de maneira permanente: a adaptação.

Os usuários da prótese dentária de silicone relatam não conseguirem se adaptar com facilidade ao produto. E por mais que com o passar do tempo haja insistência nesse uso a adaptação é mesmo bem difícil.

Outro ponto negativo é a fragilidade do produto em relação às quedas, se comparado a outros produtos.

E vale ressaltar que todos os quesitos mencionados acima estão relacionados ao uso da prótese dentária de silicone, mas com o material mais rígido.

Há também outras reclamações relacionadas ao silicone mais emborrachado, portanto, é muito importante só utilizar esse tipo de material mediante o acompanhamento de um profissional.

Prótese de silicone – fique atento aos preços

Devido à promessa de serem produtos mais confortáveis e esteticamente mais bonitos, os preços da prótese dentária de silicone acabam sendo superiores acabam sendo mais elevados do que os da prótese comum.

Porém, é muito importante avaliar o custo benefício, pois há muitas pessoas se frustrando devido a esse alto investimento e a falta do resultado tão desejado.

Portanto, não aceite pagar preços muito mais elevados a partir de grandes promessas de benefícios. Por mais que o material seja mais caro, é importante que você não pague um valor muito além do esperado.

Vale a pena usar prótese dentária de silicone?

Há casos e casos. Da mesma maneira que algumas pessoas não se adaptam à prótese dentária de silicone, outras podem se adaptar. Portanto, é preciso que antes de qualquer coisa você converse com um profissional.

Embora não seja possível dizer com certeza sobre a adaptação, há casos em que é possível prever pelas condições orais, se elas oferecem condições de aceitação da prótese. Portanto, siga as orientações do seu dentista.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar