Cuidados com os DentesTodos os Posts

Pós-operatório do siso: quais cuidados tomar?

Quando se trata de uma cirurgia, os cuidados após são fundamentais numa boa recuperação. Assim, também funciona no pós-operatório do siso.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Repousar é a primeira recomendação dos médicos, mas existem outras ações imprescindíveis que você, que está prestes a fazer a extração do dente siso, precisa e deve tomar.

Deseja saber que ações são essas? Então continue essa leitura.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que devemos fazer no pós-operatório do siso?

pós-operatório do siso

A cirurgia para retirar o dente do siso é algo bem simples, você sairá do consultório logo após e andando de volta para casa, mas, isso não quer dizer que não se devem tomar certos cuidados.

Ainda assim é uma cirurgia, e ela exige muito da região da boca e da cabeça, além do que, haverá pontos para fechar a ferida, que estará sujeita a sangramentos.

Para que não haja complicações nem sangramentos excessivos ao ponto de se transformar numa hemorragia, é preciso seguir ao pé da letra a recomendação médica, bem como as dicas a seguir. Confira:

Após a retirada do siso procure descansar

Logo após a cirurgia da retirada do siso os efeitos da anestesia vão diminuindo, você vai sentir muito a região da boca e um desconforto na cabeça. Dessa forma, é preferível que você descanse bem.

Um bom repouso favorece para diminuir as dores do pós-operatório, também evita que ocorra inchaço, infecção ou a quebra dos pontos.

Por isso, ao sair do consultório odontológico, evite fazer esforços, pegar peso, se movimentar muito, evite temperaturas altas e deite deixando a cabeça um pouco mais alta que o restante do corpo.

Cardápio especial no pós-operatório do siso

Você deve se alimentar normalmente como antes da operação, porém, evite alimentos que exijam muito da mastigação. Lembre-se, quanto menos esforço melhor.

Introduza no cardápio alimentos pastosos e líquidos, nada de café quente ou sopa. O ideal é que a comida esteja fria, boa desculpa para abusar do sorvete.

Beba muita água para ajudar no processo de cicatrização, mas não tome o liquido por canudo, o ato da sucção pode danificar os pontos.

Higienização do pós-operatório do siso

Mantenha a escovação normal do dia a dia, três vezes ao dia ou após as principais refeições. Use o fio dental se for preciso, mas não utilize enxaguante bucal com álcool nem faça bochecho.

Na área operada, higienize com cuidado em frente ao espelho passando uma gaze molhada, com água retirando os restos de comida. É importante deixar a área bem limpa.

Pós-operatório siso: cicatrização

Para uma boa cicatrização, é preciso adotar os cuidados mencionados acima, principalmente nos três primeiros dias.

Além disso, é preciso ter cuidado para não passar a língua por cima da ferida, evitar levar alimentos até lá, ou machucar a área.

Para aliviar a dor, faça compressas com água filtrada e gelada em cima da cirurgia, e caso haja sangramento, você pode colocar uma gaze seca na ferida e pressionar levemente entre os dentes de cima e os de baixo.

Seguir a prescrição médica é fundamental

No pós-operatório do siso o cirurgião-dentista irá fazer as recomendações necessárias, não deixe de tirar todas as suas dúvidas, assim como seguir a instruções à risca.

Se o médico passou algum medicamento, tome-o no horário certo e em caso de complicações, volte imediatamente ao consultório.

Inclusive, você deve ir até o dentista para avaliar a cicatrização e retirar os pontos da cirurgia.

Não esqueça, o sucesso da cirurgia sempre será os cuidados tomados no pós-operatório do siso, portanto, siga todas essas dicas e tenha uma boa recuperação. Se você gostou dessa leitura, não deixe de conferir outras de nossas postagens.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar