fbpx
limpeza de dente

Por que é importante fazer uma limpeza de dente regularmente?

Quem quer ter um sorriso bonito, sabe que uma limpeza de dente se faz necessário, pelo menos a cada seis meses. Essa limpeza deve ser feita por um dentista, com todos os equipamentos que ele julgar importante. Além de prevenir as cáries, esse procedimento remove a placa bacteriana e elimina o tártaro.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Porém, mesmo com tantas vantagens, muitos pacientes acabam fugindo da limpeza de dente. Alguns porque não querem sentir a “dor no bolso” e outros porque possuem medo da limpeza doer de verdade. E foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você.

Abaixo você vai conferir o que é uma limpeza de dente, como o procedimento é realizado, quanto custa uma limpeza dentária e muito mais. Boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Qual o objetivo de uma limpeza de dente?

limpeza de dente

O objetivo de uma limpeza de dente é fazer com que a boca continue saudável, evitando os riscos das doenças bucais e periodontais, como cáries e gengivites. Além disso, a limpeza de dente também tem o intuito do dentista acompanhar a saúde bucal do paciente.

Assim, é possível resolver prontamente problemas de cáries, por exemplo.

Como a limpeza de dente é realizada?

A limpeza de dente é realizada no consultório do dentista e começa por meio de uma avaliação geral do profissional. Essa avaliação é necessária para que o profissional verifique onde as placas bacterianas estão mais acumuladas, assim como também se há cáries.

Depois disso, o dentista também deve verificar se o paciente possui alguma sensibilidade. Isso é importante para que depois possam ser aplicados jatos de bicabornato que removem o tártaro e a placa bacteriana. Por último, o dentista faz a raspagem para retirar as placas que não foram tiradas do esmalte dentário.

Durante o procedimento, há a possibilidade de o dentista aplicar outros produtos, como peróxidos leves. Esses, por sua vez, removem manchas e ajudam no clareamento dos dentes. Esses produtos são menos abrasivos e costumam promover bons resultados para alguns pacientes.

Depois da limpeza finalizada, também é realizada uma aplicação de flúor para ajudar a proteger os dentes por mais tempo. É recomendado que o paciente repita esse procedimento a cada seis meses, para que o sorriso seja mantido saudável. Pode ser também que o seu dentista recomende um prazo menor para a manutenção.

Depois da limpeza de dente, também é importante que o paciente continue com os cuidados. É necessário que ele prossiga com os bons hábitos de higiene, usando fio dental e fazendo a escovação correta. Essa escovação deve ser realizada, pelo menos, três vezes ao dia.

Quanto custa uma limpeza de dente?

O valor de uma limpeza de dente deve variar de acordo com a região e o plano odontológico do paciente. O recomendado é que você converse com o seu dentista para verificar a sua necessidade. Isso porque há casos que uma limpeza simples pode ser suficiente, enquanto em outros casos, a limpeza completa é mais recomendada.

Vale ressaltar ainda que o procedimento, independentemente do preço, é mais do que recomendado. Afinal, por meio da limpeza é possível identificar todos os problemas que há na boca do paciente. Pense que, caso seja preciso fazer um canal ou outro procedimento, sairá bem mais caro do que uma limpeza (e talvez mais doloroso).

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Benefícios de realizar um plano odontológico

Como deu para perceber, os cuidados com a boca são fundamentais para mantê-la saudável. Por isso, ter um plano odontológico vai facilitar o acesso a consultas e outros tratamentos. Abaixo você confere alguns benefícios de realizar um plano:

• Por meio do plano é possível prevenir problemas bucais;

• Você economiza caso seja necessário realizar algum tratamento odontológico;

• Garantia de atendimento especializado em casos de urgência e emergência.

Não descuide da saúde dos seus dentes. O seu sorriso funciona como uma porta de entrada para o seu rosto. É fundamental mantê-lo saudável.

Espero que você tenha entendido o que é e como funciona uma limpeza de dente. Não deixe de contratar um plano odontológico para evitar dores de cabeça futuras e para ter um acompanhamento eficiente em caso de tratamentos.