Tudo Sobre Dor de Dente

Pomada para dor de dente: Qual a melhor?

Esse tipo de dor é, com certeza, uma das mais incômodas. Além de dores de cabeça, ela pode gerar insônia e mal estar. Mas a boa notícia é que existe a pomada para dor de dente, as quais dão uma imediata sensação de alívio.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

De fato, esse é um recurso muito interessante para conseguir realizar as tarefas do dia-a-dia sem ser incomodado pela dor. Com essas pomadas, é possível aguardar até o dia marcado para a consulta ao dentista.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos boas pomadas para cessar a dor em apenas alguns instantes. Mostramos ainda como elas funcionam. Confira!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Escolhendo uma pomada para dor de dente

pomada para dor de dente

Atualmente, podem ser encontradas pomadas feitas a partir de determinadas substâncias que podem trazer alívio instantâneo em casos de dor de dente. A seguir, apresentamos algumas delas.

Pomada de lidocaína

Essa pomada pode ser aplicada diretamente na região afetada, utilizando-se somente a quantidade necessária para cobrir o local da dor.

Ademais, essa aplicação deve ser feita sempre que a dor reaparecer, haja vista que o efeito do medicamento não perdura por muitas horas.

A lidocaína age sobre o local dolorido como um anestésico, causando a perda de sensibilidade momentânea da região onde foi aplicada.

Além de ter uma fácil aplicação, essa pomada age de maneira rápida, podendo propiciar o alívio desejado no intervalo de 1 a 5 minutos.

Pomada de xilocaína

Da mesma forma, a pomada de xilocaína é destinada ao uso tópico sobre a mucosa oral.

Ela ocasiona uma insensibilidade quando aplicada na região afetada pela dor. Essa pomada costuma ser utilizada em procedimentos odontológicos com a finalidade de anestesiar superficialmente a gengiva.

Para uso na mucosa oral, é importante que se faça a secagem da mucosa antes da aplicação.

O efeito da pomada de xilocaína também é instantâneo, levando apenas alguns minutos para ocorrer.

Gel dental Malvatricin

Esse gel é indicado para diversas afecções características da boca, tais como cáries e aftas.

No entanto, trata-se de um produto que tem uso mais profilático, servindo como forma de evitar o aparecimento de fatores que podem provocar as dores de dente.

Algumas orientações sobre as pomadas

Ainda que sejam muito eficientes no combate às dores de dente, essas pomadas não atacam a raiz do problema.

Isso porque elas agem somente sobre as terminações nervosas da área afetada pelo problema.

Desse modo, a dor volta a acometer o dente logo após os efeitos das pomadas arrefecerem.

Por isso, o mais recomendado nos casos de dor de dente é a marcação de uma consulta ao dentista.

Somente assim será possível diagnosticar adequadamente o problema e tratá-lo de modo efetivo.

Outra ressalva ao uso das pomadas indicadas concerne às contraindicações e efeitos colaterais.

De fato, por serem medicamentos, esses produtos também podem causar reações adversas em casos de uso inadequado ou excessivo.

Além do que, podem ser prejudiciais a certos grupos de pessoas, tais como mulheres grávidas, crianças, idosos e pessoas que tenham algum tipo de alergia à fórmula.

Também é preciso atentar para as possíveis interações medicamentosas, haja vista que estas podem trazer graves riscos à saúde.

Por todos esses motivos, tais pomadas devem ser usadas com muita cautela. O fato de terem uso tópico não anula os riscos que podem advir de uma utilização desavisada.

Alívio rápido para dor de dente

À vista do que foi dito, é possível concluir que esses produtos são ótimas opções para aliviar os transtornos causados pelas afecções que acometem os dentes.

Apesar disso, a pomada para dor de dente não deve ser vista como uma solução para o problema, visto que se trata apenas de um paliativo.

E você, conhece alguma outra pomada que possa ser utilizada para aplacar dores de dente? Compartilhe conosco!

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar