Cuidados com os DentesGengiva

Pólipo Pulpar: Gengiva dentro do dente, como tratar?

Pólipo pulpar, também conhecido por pulpite hiperplástica ou pulpite proliferativa, ainda pode ser chamado popularmente de “gengiva dentro do dente”, e pode ser uma condição causada por conta de cáries ou fraturas nos dentes.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Esse problema costuma atingir, geralmente, crianças e adolescentes, pois é nessa faixa etária que o tecido pulpar está mais exposto, onde os dentes mais envolvidos no pólipo pulpar são os molares, sejam os de leite ou os permanentes.

Desse modo, costuma-se dizer que o pólipo pulpar é o crescimento excessivo da polpa do dente que geralmente fica escondida dentro da raiz e coberta pela coroa.

Geralmente o pólipo pulpar pode não causar muito desconforto e é indolor, entretanto, gera mau hálito e se “cutucado” com palitos de dentes pode causar sangramento e assustar o paciente.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Causas do pólipo pulpar

pólipo pulpar

A causa do pólipo pulpar é geralmente uma cárie extensa ou alguma fratura na coroa do dente, expondo, desse modo, a gengiva. O pólipo pulpar, comumente, ocorre nos dentes molares.

Ocorrendo a exposição da polpa que fica em contanto com os alimentos e microrganismos, acaba ocorrendo inflamação e o crescimento da “gengiva”.

A presença da hiperplasia, que é o aumento de números de células, ocorre em dentes molares, de modo que essa expansão acaba escapando para fora do dente, caracterizando o pólipo pulpar.

Como tratar o pólipo pulpar?

Há muitas pessoas que buscam tratamentos caseiros, que são apenas paliativos, não solucionam o problema.

O tratamento efetivo só irá acontecer ao se buscar um dentista que irá diagnosticar, fazer o exame clínico detalhado, solicitar raio x do dente e, posteriormente, conduzir ao tratamento mais adequado.

Após os exames iniciais, será necessário a remoção da hiperplasia. O procedimento é feito sob anestesia local e é dado início aos procedimentos para o tratamento de canal.

O tipo de tratamento após a retirada do pólipo pulpar irá depender do tamanho da cavidade deixada pelo problema.

Caso a cavidade seja pequena, o tratamento pode ser endodôntico: após a remoção, faz-se a limpeza do interior do dente e, por fim, a reconstrução da coroa.

Porém, se a cavidade for muito grande, o melhor é a extração do dente e, considerar a colocação de um implante dentário.

Desse modo, é extremamente importante que o paciente não demore para buscar um profissional, pois pode ser muito tarde para salvar o dente.

Como prevenir o pólipo pulpar?

Boa parte dos problemas dentários, podem ser prevenidos da mesma maneira: com uma higiene bucal boa e com visitas regulares ao dentista, de modo que são evitados o surgimento de cáries e outros problemas como o pólipo pulpar.

Além de uma boa escovação, utilize fio dental e enxaguante bucal para dar uma maior limpeza à boca.

Ir com regularidade ao dentista (visitas semestrais) é uma forma de prevenir o surgimento de problemas bucais ou de tratá-los com maior eficácia logo em seu surgimento.

Conclusão

Uma maneira de estimular visitas regulares é através da aquisição de planos odontológicos que cubram os principais tratamentos e necessidades do cliente.

O custo-benefício de planos odontológicos são muito bons, levando em consideração que muitos procedimentos dentários podem ser elevados e causar transtornos financeiros imprevistos.

Ao se contratar um plano odontológico o cliente está se resguardando para possíveis inconvenientes e, também, ocasiona visitas frequentes ao dentista de modo a trabalhar com prevenção e não diretamente com tratamentos.

Vale ficar atento, na hora da contratação de planos odontológicos, para os procedimentos que ele dê cobertura, avaliar suas necessidades atuais e futuras, para poder contratar o plano que vá de encontro a elas.

Há muitas opções de planos odontológicos no mercado e muitas delas são bastante flexíveis ao cliente.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Hey there I am so glad I found your website, I really found you by error, while I was searching on Digg for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say many thanks for a incredible post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the excellent work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar