fbpx
polimento coronário

Polimento Coronário: o que é e como funciona!

Todo mundo sabe que a higienização da boca e principalmente dos dentes é essencial. E se você prioriza uma boca limpa e saudável, certamente já ouviu falar em polimento coronário.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

E certamente você é aquele tipo de pessoa que segue corretamente as orientações do dentista, respeitando a escovação correta dos dentes, a limpeza da língua, o uso do fio dental e de um enxaguante bucal. Acertei?

Então, no consultório dentário o profissional também cuida com muita eficiência dos seus dentes. Ele realiza uma limpeza profunda, que previne doenças bucais e complicações dentárias. Mas continue lendo que já chegaremos na parte do polimento coronário.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Polimento coronário e profilaxia dentária: qual a relação?

polimento coronário

Antes de entender o que é o polimento coronário é importante que você saiba o que é profilaxia dentária. Isso porque ambos estão interligados, complementando seus processos.

Por isso, é melhor que você entenda o que é cada um separadamente para em seguida compreender a sua relação.

Profilaxia dentária

É uma limpeza dentária realizada por um profissional, no caso o dentista, de maneira aprofundada, que requer aparelhos e produtos que só podem ser utilizados no consultório odontológico.

Como é feita a profilaxia dentária?

A profilaxia, por ser uma limpeza mais profunda, é feita por um cirurgião dentista, que limpa cada dente um a um, assim como todo o espaço ao seu redor.

De início o dentista faz um procedimento para a raspagem de todo o tártaro, conhecida como tartarectomia.

A tartarectomia é utilizada quando o tártaro já está instalado de tal maneira que a escovação e o uso do fio dental não são mais capazes de removê-lo.

Para realizar esse procedimento o dentista utiliza curetas e também um aparelho denominado ultrassom.

Em seguida e como parte do processo é feito o polimento coronário.

Polimento coronário

O polimento coronário faz parte do processo de profilaxia e consiste em um processo de remoção das placas bacterianas, o que ajuda a manter a gengiva saudável, longe das infecções e contaminações.

Porém, a principal função do polimento coronário é proteger os dentes das cáries e de suas consequências.

Como é feito o polimento coronário?

O polimento coronário, embora precise ser feito no consultório odontológico, é um procedimento simples.

O procedimento é realizado com o uso de jato de água, além de ar e bicarbonato.

Esse processo remove as impurezas dos dentes, como o tártaro e as placas bacterianas, responsáveis por causar as cáries e muitos outros problemas bucais.

Após a remoção de todas as impurezas, o dentista faz a aplicação do flúor em gel, com o objetivo de completar o processo de higienização e proteger os dentes das possíveis novas contaminações.

Além disso, o flúor em gel deixa aquele frescor que causa uma ótima sensação de limpeza, e cá entre nós, quem não gosta de sentir a boca assim, limpinha, não é mesmo?

Cuidados que se deve ter após a profilaxia ou polimento coronário

Alguns cuidados são muito importantes para que os efeitos da profilaxia e do polimento coronário possam permanecer por mais tempo e também para que o flúor possa atuar por mais tempo nos dentes, se incorporando em sua estrutura.

Esses cuidados se resumem a não tomar água ou nenhum outro líquido, assim como também não se alimentar durante um período de duas horas após o procedimento.

Isso deve ser seguido à risca e seu dentista reforçará para que você tenha esse cuidado.

Visite o dentista regularmente

Visite seu dentista regularmente. Somente dessa maneira será possível prevenir doenças bucais, assim como saber qual é o momento ideal para a realização da profilaxia e do polimento coronário.

Além disso, visitar com frequência o seu dentista ajuda você a manter a boca e os dentes saudáveis por toda a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *