fbpx
curativo no dente

Curativo no Dente: Para que serve?

Afinal de contas, o que é curativo no dente? É a mesma coisa que um canal? Quanto tempo o paciente pode passar com um curativo no dente?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Como o próprio nome sugere, o curativo funciona como uma restauração provisória. Basicamente, é algo paliativo e depois de alguns dias é preciso fazer a restauração do dente, isto é, a obturação.

Porém, é bem comum que muitas pessoas não voltem ao consultório depois que colocam o curativo no dente. E quem faz isso, está cometendo um erro grave. É isso que iremos entender ao longo desse artigo. Prossiga com a leitura para saber mais.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Por que o dentista coloca um curativo no dente?

curativo no dente

Normalmente, o curativo no dente é colocado em duas situações. Veja-as abaixo:

Dor de dente

Esse é o principal motivo para que o curativo no dente seja colocado. Sabemos que a dor de dente afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Na maioria dos casos, a dor de dente é causada por conta de cáries que estão no dente.

Por isso o dentista coloca um curativo no dente depois de remover toda a cárie dentária. Assim, ele pode fazer o canal ou a restauração do dente, posteriormente.

Quando a restauração do dente cai

Pode acontecer também da restauração do dente cair e o dentista não conseguir resolver o problema ali, logo de imediato. Quando isso acontece, o dentista coloca um curativo no dente para resolver o caso depois.

Quanto tempo um paciente pode ficar com um curativo no dente?

O ideal é que o paciente fique o mínimo possível com o curativo no dente. O que acontece, como foi explicado, é que o paciente sente alívio dos sintomas, acha que o problema foi resolvido e não procura mais o dentista. Acabam fazendo isso só depois que o dente começa a doer novamente.

Porém, quando o paciente faz isso, pode acabar sendo tarde demais. Isso porque a infecção pode retornar, as cáries que não foram tiradas podem destruir totalmente o dente e aí existem chances do dente ser totalmente perdido.

O curativo no dente pode ser removido em casa?

Não. Caso o seu curativo caia, é preciso que você procure um dentista o mais rápido possível. Procurando o médico, um novo curativo é feito e uma medicação pode ser passada. Não tente removê-lo sozinho em casa para não causar complicações.

Se você tentar fazer isso em casa, você pode acabar tendo fraturas, dor no dente ou até a perda do mesmo.

Além disso, há pacientes que reclamam de um gosto ruim na boca depois de fazer o curativo. Isso ocorre, provavelmente, por causa de uma infiltração que deixa extravasar o gosto da medicação que é colocada dentro do canal.

Curativo no dente não é tratamento de canal

Como já foi explicado, depois que o curativo é colocado, a dor costuma passar. E por conta disso, as pessoas não voltam no médico. Porém, o problema pode acabar sendo agravado, como vimos anteriormente.

Quando isso ocorre, problemas sérios podem aparecer futuramente. Vejamos alguns deles:

• Dor de dente mais forte;

• Formação de abscesso dentário;

• Destruição do osso ao redor do dente por causa de alguma infecção;

• O dente pode vir a quebrar, uma vez que o curativo do dente não é tão resistente quanto uma restauração;

• Paciente pode vir a desenvolver gosto ruim na boca ou mau hálito;

• Perda do dente.

Caso o paciente siga as orientações do dentista e volte ao consultório para continuar com o procedimento, essas situações não irão acontecer. O canal precisa ser feito. Caso contrário, a dor voltará e os problemas irão aparecer.

Espero que você tenha entendido que curativo no dente não é tratamento de canal e para que ele serve. Siga nossas recomendações que você não passará pelos problemas mencionados acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *