fbpx
onde declarar plano odontológico no imposto de renda

Onde declarar plano odontológico no imposto de renda?

Na hora de fazer a declaração do imposto de renda muitas pessoas ficam em dúvida de como colocar o plano odontológico. Saiba por meio desse artigo onde declarar plano odontológico no imposto de renda.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Saiba como e onde declarar plano odontológico no imposto de renda

onde declarar plano odontológico no imposto de renda

Se você é colaborador ou funcionário precisar prestar bastante atenção no plano odontológico.

Atente-se se esse plano é oferecido pela empresa e se a empresa faz o desconto de algum valor ou do percentual do colaborador na folha de pagamento ou holerite.

Feito isso, o colaborador poderá fazer o abatimento dos valores pagos por ele, não o valor que é usualmente é pago pela empresa.

Para as situações de pessoas que possuem um plano odontológico empresarial que são pagos totalmente ou que não são feitos o desconto em folha de pagamento pela empresa em que se trabalha, não se deve fazer a declaração do imposto de renda.

Esses gastos são declarados pela empresa.

Em alguns casos a empresa irá realizar o pagamento de 100% ou apenas uma parte do valor do plano odontológico dos seus funcionários, porém, em situações onde esse funcionário inclui dependentes, a empresa cobra o valor.

Em casos como esse a declaração deve ser feita apenas dos valores efetivamente pagos.

Alguns detalhes sobre o plano odontológico no imposto de renda

Ao fazer a declaração é necessário que coloque a opção “dependente” e informar quais são as pessoas a qual esses gastos se referem. Esse gasto deverá ser colocado no campo “valor pago”.

Já a área “parcela não de dedutível/valor reembolsado” deve ser deixada em branco.

Na ficha “pagamentos efetuados” todas as despesas pagas com o plano odontológico devem ser informadas nessa área.

Se alguma irregularidade for identificada pela Receita Federal algum tipo de comprovação poderá ser solicitado para que os gastos realizados para tratamento médico sejam provados.

Desta forma, é essencial que todos os comprovantes sejam guardados e que neles contenham o nome, número do CPF e endereço de quem foi pago pelos serviços.

Quando se declara os gastos com planos odontológicos deve-se colocar os valores no espaço “pagamentos efetuados”, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil ou em caso de Dentista Pessoa Física – 11.

Quem estiver declarando deverá colocar as seguintes informações: CNPJ da empresa que prestou o serviço, o valor que foi pago integralmente de acordo com o ano no calendário e o valor de reembolso, caso tenha acontecido.

Os planos odontológicos sempre disponibilizam o relatório completo que informa os dados das despesas odontológicas que foram reembolsadas.

Porque você deve contratar um plano odontológico

Há muitas pessoas saudáveis em relação a saúde bucal, essas não precisam investir em um plano odontológico, entretanto se você faz parte da parcela de pessoas que possuem problemas odontológicos, assim como muitas pessoas fazem vale a pena investir em um plano.

O seu plano odontológico pode ser o mais simples e mais barato que cubra poucos procedimentos como o de limpeza e ele pode ser essencial.

Você provavelmente não irá precisar passar por tratamentos complexos como o canal, caso possua um plano simples e bom, que faça limpezas e consultas de rotina.

É muito vantajoso possuir um plano odontológico, pois as consultas para os procedimentos complexos são caras, e, se você colocar na ponta do lápis ao fazer o investimento em um plano barato, muito dinheiro pode ser economizado.

Agora que você sabe onde declarar plano odontológico no imposto de renda, se torna uma vantagem contratar algum tipo de plano que atenda as suas necessidades.

Atente-se!

Sabendo onde declarar plano odontológico no imposto de renda, fica mais fácil de contratar ou utilizar o plano oferecido pela empresa e o principal é prestar atenção aos detalhes e na sua saúde bucal.

Compartilhe essas informações com os seus amigos e não deixe de investir em um bom plano odontológico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *