fbpx
prótese dentária fixa

O que é Prótese Dentária Fixa? Qual a sua função? Quanto custa?

Quem acaba perdendo um ou mais dentes, sabe o transtorno que a perda da dentição pode causar. E isso não ocorre apenas pelo aspecto estético, mas também pelo incômodo de ter um dente faltando na boca. Como alternativa para esses problemas, o paciente pode contar com a prótese dentária fixa.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Normalmente, quando se coloca uma prótese dentária fixa, o principal motivo é a estética. Porém, a importância desse tipo de prótese vai muito além. Dentre outros fatores essenciais para se colocar essa prótese, estão a função mastigatória e a fonética.

Pensando nisso, resolvemos preparar esse artigo para você. Abaixo você vai conferir o que é uma prótese dentária, qual a sua função, quanto custa e muito mais. Continue acompanhando o artigo para saber mais e boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é e quando é necessário colocar uma prótese fixa?

prótese dentária fixa

A prótese dentária é uma forma de repor os dentes que foram perdidos. Esse tipo de prótese pode ser unitária, para um dente só ou parcial, quando une três ou mais dentes. A função e a aparência desse tipo de prótese são de um dente natural. Depois que for colocada na boca, a mesma não é mais retirada.

A prótese dentária fixa é indicada para três casos:

• Quando é necessário reabilitar a função mastigatória;

• Quando é necessário reabilitar a fonética;

• Quando é necessário reabilitar a estética dental do paciente.

Qual a função de uma prótese fixa?

A prótese dentária fixa tem a função de substituir a forma definitiva dos dentes que foram perdidos por algum motivo, como por exemplo:

• Falta de cuidados com a higiene bucal;

• Cáries;

• Fatalidades ocasionadas por determinados tipos de traumatismo.

Qual o passo a passo para ser colocado uma prótese fixa?

Abaixo você confere o passo a passo para que a prótese dentária fixa seja colocada:

• Análise da situação de alinhamento dos dentes para o caso de desvio de sua posição original;

• Caso seja preciso, é colocado aparelho para a correção;

Tratamento de canal para o caso de ocorrer algum problema de desgaste dos dentes de suporte, caso sejam grandes;

• Caso o tratamento dure além do previsto, o dentista supre o paciente com dentes de uma prótese provisória. Essa prótese vai servir para a manutenção das funções normais da arcaria dentária, como mastigar. Essa prótese ficará com o paciente até o momento da implantação da prótese.

Quanto tempo dura uma prótese fixa?

Teoricamente, a prótese fixa deve durar para sempre. Porém, alguns reparos devem ser realizados. A durabilidade da prótese dentária fixa, vai depender do uso correto da mesma e de onde ela será colocada.

Por exemplo, o dente que vai receber a prótese fixa estar bem preparado para que tudo saia conforme o planejado. Fora isso, a adaptação correta da prótese, o espaço suficiente e a qualidade satisfatória dos materiais usados.

Também é importante que seja realizada a manutenção da prótese, assim como também uma boa higiene. Por último, mas não menos importante, também é necessário visitas regulares ao dentista para controle e profilaxia.

Qual o preço da prótese fixa?

Vários fatores devem ser levados em consideração antes de saber o preço de uma prótese dentária fixa. Por isso, é importante que você faça uma simulação com o seu dentista para saber o preço exato e não ter erros.

Certifique-se que o procedimento irá ser realizado com bons materiais, assim como também a durabilidade da prótese. Assim, você está se resguardando para não errar na escolha da sua prótese dentária fixa.

Espero que você tenha entendido o que é e como calcular o preço de uma prótese dentária fixa. Converse com o seu dentista para obter mais detalhes.