Cuidados com os DentesTodos os PostsTudo Sobre Dor de Dente

O que é ponto preto no dente e como tratar?

“Doutor, esse ponto preto no dente é uma cárie?”. Essa é uma pergunta frequente nos consultórios dos dentistas. E muitos até perguntam se aquele ponto preto no dente não vai virar um canal futuramente.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Normalmente, o ponto preto no dente é percebido quando o paciente vai escovar os dentes ou quando vai olhar a boca, de uma forma geral. Por conta disso, ele corre no dentista para saber se aquele pontinho preto é realmente uma cárie e ele pode ficar despreocupado.

E foi pensando nisso que preparamos o artigo de hoje. Abaixo você vai entender, de uma vez por todas, o que é o ponto preto no dente e como resolver o problema. Boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Ponto preto no dente é cárie?

ponto preto no dente

Não necessariamente ponto preto no dente é cárie. É normal que o paciente associe o dente preto a uma cárie no dente ou a um tratamento de canal. Porém, nem sempre a mudança na cor do dente significa que a boca do paciente está passando por problemas.

O dente conta com pequenas fissuras que são chamadas de sulcos. Com o passar do tempo, essas fissuras absorvem pigmentos da alimentação. Com isso, o dente acaba ficando mais escurinho ou preto.

Fora isso, existem pacientes que apresentam bactérias que causam pigmentos na dentição. Essas bactérias são chamadas de bactérias cromogênicas e elas também contribuem para que os sulcos escurecidos se formem, ocasionando o ponto preto no dente.

Mesmo com o aspecto mais escurecido ou preto na região do dente, os sulcos não fazem nenhum mal ao paciente.

Vale ressaltar ainda que existem pacientes que contam com umas pigmentações naturais, mas isso é normal. O ponto preto no dente também pode aparecer na raiz do dente, perto da gengiva.

É preciso procurar um dentista quando o paciente ver um ponto preto no dente?

Quando o paciente não entende, certamente ele não vai saber identificar a diferença de um ponto preto que não vai causar nenhum problema para o que vai. Basicamente, o único profissional capacitado para identificar se o ponto preto no dente precisa ser tratado ou não, é o dentista.

Por isso, caso você esteja na dúvida, procure um dentista para que ele possa avaliar e verificar o que é o ponto preto no dente. Assim, você fica tranquilo e se livra de problemas que possam aparecer futuramente.

Se for uma cárie no dente, o dentista irá fazer o procedimento, que no caso, é a restauração do dente. Porém, se o ponto preto for apenas uma manchinha comum, o dentista poderá fazer a remoção com a escovação dos dentes.

Se muitos dentes estiverem com sulcos, o recomendado é que sejam removidos, para não comprometer a estética dos dentes. Abaixo você confere alguns sintomas de cáries no dente, para que você possa diferenciar:

• Dor de dente quando acontece a ingestão de alimentos quentes ou gelados;

Dor de dente ao mastigar;

• Presença de um buraco no dente;

• Mudança na cor do dente;

• Mau hálito.

Lembre-se: o primeiro sinal de cárie no dente é uma mancha branca, não preta

Se você perceber uma mancha opaca e branca no seu dente, isso pode ser sinal de uma cárie. Isso acontece porque é o início de uma desmineralização da superfície do dente. Caso não seja tratada, pode ocasionar uma cárie no dente.

Mas, vale ressaltar que, assim como nem todo ponto preto no dente é cárie, a mancha branca também não significa isso. Por conta disso, o ideal é que você sempre procure um profissional especializado.

Espero que você tenha entendido o que é e como tratar ponto preto no dente. Não deixe de fazer a higienização bucal e procurar o dentista, pelo menos, duas vezes ao ano.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar