AparelhoClareamentoCuidados com os DentesGengivaMau HálitoRemédiosSensibilidadeTodos os PostsTudo Sobre Dor de Dente

O que é bom para o mau hálito?

Também conhecido por halitose, esse é um problema que possui causas variadas, que vão de acordo com a idade e os hábitos de cada pessoa. Mas, o que é bom para o mau hálito?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Apesar de ser aparentemente simples, o mau hálito pode causar grandes transtornos na vida de quem tem o problema. É uma situação muito constrangedora e delicada, já que quem o possui muitas vezes não tem sequer ideia.

O mau hálito pode ser causado por um aumento na produção de saliva, fazendo com que aconteça uma oxigenação mais intensa na boca, cujo excesso resulta na proliferação de bactérias.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Mas o que é bom para o mau hálito?

mau hálito halitose

Há muitas dicas que podem ajudar a manter o mau hálito longe da sua vida. A seguir, citaremos algumas dicas simples, fáceis de seguir e que farão a diferença no seu cotidiano.

Mantenha a boca sempre úmida

A hidratação bucal ajuda no processo de produção da saliva e consequentemente na ausência das bactérias. Isso porque a ausência de saliva pode resultar em um problema chamado boca seca, que contribui para o aumento do forte odor.

Assim, beba bastante água e consuma outros líquidos paralelamente também, como o chá verde, que possui ação antibacteriana, e o chá de erva-doce, que refresca o hálito e tem ação antioxidante/hidratante.

Outras opções de líquidos que são bons para combater o mau hálito são os de frutas cítricas, como laranja e tangerina. Eles não possuem contraindicação e podem ser consumidos diariamente.

Esses sucos são grandes aliados à sua saúde e contra o mau hálito, pois auxiliam no aumento da imunidade, combatendo inclusive gripes e doenças respiratórias que desencadeiam a halitose.

Coma de 3 em 3 horas

Uma das causas do mau hálito é passar mais de 3 horas sem se alimentar. Por isso, dê preferência a alimentos que facilitem a digestão, como frutas, saladas, especialmente as cruas, carnes magras, como o peito de frango e legumes cozidos, por exemplo.

Esses alimentos, devido ao seu baixo teor de gordura, não sobrecarregam o estômago, facilitando a digestão, o que é bom para o mau hálito.

Consuma iogurtes naturais, de preferência desnatados e frutas, ao invés de salgados fritos e refrigerantes. Massas em excesso também podem causar uma sensação de saciedade em um espaço maior de tempo, o que levará você a ultrapassar as 3 horas pré-estabelecidas para a alimentação.

Aposte nas soluções caseiras

Sim, as soluções caseiras podem ser muito úteis no combate ao mau hálito. O gengibre, assim como o cravo-da-índia e as folhas de hortelã são antissépticos naturais.

Sua ação consiste em combater as bactérias e micro-organismos que surgem na boca com certa frequência. Além disso, também são aromáticas, auxiliando na manutenção de um hálito agradável, longe de odores desagradáveis.

Mantenha a boca sempre limpa

Sim, esse é um dos principais pontos para uma boca saudável. Manter a boca sempre limpa, além de ser bom para o mau hálito, também é uma questão de saúde, pois através da boca podem surgir problemas que afetam todo o seu organismo.

Capriche na higienização cuidando de dente por dente durante a escovação, dentro e fora, nas laterais e nas partes superiores e inferiores, seguindo as recomendações do seu dentista.

Utilize o fio dental diariamente e não abra mão do antisséptico bucal, pois ambos também são grandes aliados para uma limpeza completa e correta.

Vá com frequência ao dentista, pelo menos de 6 em 6 meses e siga todas as suas recomendações. Assim, você terá a garantia de que sua boca não será um ponto de proliferação de bactérias desnecessárias, mas um exemplo de saúde e bons cuidados.

O que realmente é bom para o mau hálito

o que é bom para mau hálito halitose

Diante das inúmeras receitas que você encontrará, o que realmente é bom para o mau hálito é ter ao seu alcance um dentista de confiança. Isso pode parecer caro, não? Mas você pode optar por um plano odontológico que certamente fará a diferença.

Com o plano odontológico você paga em um ano o que gastaria em um único procedimento numa clínica particular. Pense nisso e coloque como prioridade a sua saúde bucal. Seu hálito agradece.

Gostou do texto? Queremos saber sua opinião! Compartilhe com a gente nos comentários.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar