Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

O que devo fazer para aliviar dor de dente?

Dor de dente se trata de um sentimento incômodo decorrente da excitação dos nervos na região dentária – e esse incômodo pode surgir por diversas causas. No entanto, independente do motivo, como aliviar dor de dente?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Há muitas medidas a serem tomadas, como anti-inflamatórios, analgésicos, até mesmo antibióticos (em caso de infecção). Alguns inclusive acabam por apostar em remédios caseiros na tentativa de parar com esse incômodo.

No entanto, você quer saber mais sobre como aliviar dor de dente? Então prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o que fazer para parar com esse incômodo!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que fazer para aliviar dor de dente: tratamentos

aliviar dor de dente problema

Antes de tudo, é necessário contar com a consultoria médica antes de tomar qualquer ação. O tratamento varia conforme causa, então é necessário o reconhecimento médico de qual o causador de sua dor.

Aí então você pode partir para um tratamento, de forma a aliviar dor de dente!

Obturação

Em caso de cáries mais superficiais, pode ser feito um tratamento de obturação: uma broca perfura e abre mais um pouco o buraco da cárie, dando espaço para livramento do tecido danificado. Após isso, o buraco é limpo e uma massa é colocada.

Essa massa é usada para restaurar o esmalte dentário e devolve a integridade do dente. Rápido e sem necessidade de anestesia!

Tratamento de canal

Para cáries de maior profundidade, é necessário um tratamento de canal, mais complicado e no qual a broca chega até a polpa. Afinal, é “aberto” o dente para retirar a polpa dentária infeccionada, sendo essa “abertura” limpa e desinfetada depois.

Por fim, é preenchida com material para proteção do dente.

Tratamento para gengivite/periodontite

Tratamento ainda mais complicado por envolver doenças periodontais, podendo ser necessário soluções cirúrgicas. Por exemplo, pode ser pedida uma limpeza e raspagem da raiz do dente, de forma a remover e impedir acúmulo de bactérias.

Além disso, há tratamentos cirúrgicos, como redução da bolsa periodontal e até mesmo enxerto ósseo (em caso de retração dos ossos na gengiva).

Restauração

Um tratamento voltado para restauração do dente, ou seja, sua correção em situações de quebra ou rachadura. Dessa forma, uma parte do dente é substituída com material sintético, retomando assim sua forma original.

Extração

Tratamento de último caso, em situação de problema mais profundo, e que é muito comum quando se fala dos últimos molares. Em alguns casos, o dente retirado é substituído por uma prótese.

Medicamentos

Medicamentos são os mais indicados para aliviar dor de dente, pois são os mais fáceis de se obter (principalmente durante um tratamento mais longo). Devem ser usados sob prescrição médica, mas há algumas exceções (caso do paracetamol para dor).

Os mais indicados são os anti-inflamatórios, mas os analgésicos também são bastante úteis. Falamos mais sobre os remédios para aliviar dor de dente em nosso artigo.

Obs: alguns remédios caseiros são bons para aliviar dor de dente, apesar de não serem usados para curá-la.

O que fazer para aliviar dor de dente: 4 dicas rápidas

aliviar a dor de dente

Algumas dicas rápidas podem ser úteis para aliviar dor de dente, enquanto não ocorre o tratamento.

Bochechos com água e sal

Água com sal possui propriedades ativas contra os microrganismos que causam a dor, ajudando a limpar e drenar o local de atuação dos seres. E é bem simples: dilua uma colher (chá) de sal num copo de água e bocheche por 30 segundos.

Repita esse processo a cada 1 hora.

Gelo

Aqui pode ser usado de duas maneiras para aliviar dor de dente: aplicar uma bolsa de gelo na região próxima ou então chupar uma pedra de gelo. Na primeira, requer cuidado para não queimar a pele (use pano), mas deve ser posta no local por 15 minutos (3x ao dia).

Alimentos gelados e moles

De forma a não piorar sua situação, se alimente com frios, como iogurtes, sorvetes, gelatinas e vitaminas. Deixe de lado alimentos duros e difíceis de mastigar.

Escovar o local

Alimentos podem se acumular entre dentes – e isso é capaz de gerar imensa dor. Uma boa higiene bucal lida com esse problema e o evita de acontecer, mas caso aconteça, escove bem a região e use de fio dental.

No entanto, não use de força, pois pode ferir a gengiva e agravar a lesão.

Conte com assistência médica em seu problema

É importante contar com um tratamento não só para aliviar dor de dente, mas tratá-la de maneira definitiva. Assim, é necessária constante visita ao dentista – e ter um plano odontológico, de forma a evitar os custos de cada uma.

Assim, você tem uma cobertura de todos os tratamentos necessários, não só tratando de aliviar dor de dente, mas seu bolso.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar