Cuidados com os DentesTodos os Posts

O que causa o bruxismo?

O bruxismo é um assunto que ainda traz muitas descobertas, pois ainda pouco se sabe sobre ele. Desta forma, iremos esclarecer alguns problemas que são associados ao que causa o bruxismo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Acomete mais crianças entre 2 e 12 anos, podendo desaparecer na fase adulta, mas nem sempre acontece. Embora ainda pouco se saiba sobre o assunto, o que se sabe é o suficiente para tratar e amenizar o problema.

Assim, iremos detalhar mais sobre as questões específicas das prováveis causas, sintomas, tratamento e etc. Conhecendo um pouco mais sobre o problema é mais provável de resolvê-lo ou amenizar as consequências.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Afinal, o que causa o bruxismo?

o que causa o bruxismo

O bruxismo é um transtorno que faz com que as pessoas criem o hábito involuntário ou semivoluntário de ranger os dentes, durante o dia ou no sono, geralmente se apresenta mais na infância, mas pode evoluir na vida adulta.

É importante salientar que geralmente se associa o bruxismo a questões emocionais, pois é associado ao estresse, tensão ou ansiedade. No entanto, quando se apresenta durante o sono, as causas podem ser outras.

Geralmente, o bruxismo quando ocorre durante o sono pode ser desencadeado por problemas respiratórios, distúrbios neurológicos, genética ou até medicamentos.

Como não se sabe ainda a causa exata do bruxismo, é necessário investigar os possíveis fatores que podem estar ocasionando o transtorno, desde a análise comportamental até questões físicas mesmo.

No entanto, como se apresenta na infância, é importante que os pais fiquem atentos ao que pode estar ocasionando, possíveis situações de estresse, ansiedade, ou questões comportamentais, como hiperatividade etc.

Sintomas e tratamento

Como se apresenta na infância é comum que a própria criança não tenha noção do que está acontecendo, mesmo em adultos, como pode se apresentar durante o sono, este só sabe por causa de terceiros que ouvem os rangidos.

Assim, abaixo listaremos alguns sintomas do bruxismo:

  • Dentes danificados devidos ao desgaste, podendo ficar achatados, fraturados, amolecidos etc;
  • Dores, tensão ou cansaço nos maxilares e pescoço;
  • Dificuldade em abrir a boca pela manhã;
  • Travamento da mastigação;
  • Dores ou zumbido no ouvido;
  • Estalos ou cliques quando movimenta a articulação da boca;
  • Interrupções do sono.

Assim, a primeira coisa que se deve fazer é procurar um médico odontologista que irá avaliar o grau de desgaste dos dentes e indicar um tratamento, que pode ser com placas dentárias para evitar que estes se desgastem mais.

Em alguns casos, também pode ser avaliada a necessidade de utilizar um aparelho ortodôntico, visto que este irá corrigir a arcada dentária e melhorar o encaixe.

Em alguns casos, também se é recomendado a aplicação de botox, a toxina botulínica pode ser aplicada no músculo da face, responsável pelos movimentos da mandíbula, aliviando a força realizada pelo paciente.

No entanto, o tratamento com o botox possui validade de 4 a 6 meses aproximadamente. Além disso, poderá ser sugerido algum medicamento que alivie o estresse, ansiedade ou mesmo para dor.

Nos casos de estresse, ansiedade ou tensão, também podem ser realizadas outras atividades para amenizar os sintomas, como manter um estilo de vida saudável, praticar exercícios e atividades relaxantes.

Conclusão

Concluímos enfatizando a importância de sabermos os sintomas para detectar se a criança está ou não sendo acometida por esse transtorno, além disso, também é importante ficar atento ao comportamento da criança.

Assim que identificar que está ocorrendo o problema, é importante procurar um dentista para avaliar as situações dos dentes e este irá orientar se algum outro tratamento auxiliar será necessário para realizar em conjunto.

Por fim, o que causa o bruxismo exatamente pode ser meio indeterminado, porém não é algo que deve ser negligenciado, visto que pode prejudicar a dentição e outros problemas em decorrência do ranger constante dos dentes.

Etiquetas
Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar