fbpx
o que causa dor de dente

O que causa dor de dente?

Ao sentir dor de dente a primeira reação de muitas pessoas é procurar uma forma de aliviá-la. Entender o que causa dor de dente é essencial e essa reação de aliviar as dores podem ser perigosas.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Quando a dor é aliviada por algum remédio ou tratamento caseiro, dificilmente o paciente irá procurar a ajuda de um dentista, e não fazem o correto que é marcar uma consulta.

Saber o que causou a dor dente é fundamental, pois uma simples dor, que desapareceu com um tratamento eficaz, pode ser uma situação bastante grave.

Saiba mais sobre o que causa dor de dente lendo o artigo. Boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Afinal, o que causa dor de dente? Conheça alguns fatores que podem provocar dor de dente

o que causa dor de dente

1 – Abcesso dentário

Essa dor é uma infecção causada e localizada perto da raiz do dente, ossos ou gengiva, formando um bolsa de pus nessa região.

Especialistas afirmam que independente da origem da dor, seja de canal ou gengiva, será ocasionado dores nos dentes. Infecções que formam bolsas de pus e inflamações agudas poderão ser causadas em situações assim. 

Em casos onde o abcesso estoura, o gosto ruim ficará na boca, e com isso a dor será aliviada, porém, mesmo com o rompimento, a consulta realizada com dentista é importante, e assim a infecção não se tornará crônica.

Outros órgãos podem ser infeccionados devido as bactérias presentes nessa lesão, quando elas vão para a corrente sanguínea, desta maneira, o paciente que sofrer com isso deve fazer a consulta.

2 – Cáries

Cáries está na lista de coisas que causam dor de dente. São inúmeros os casos onde as pessoas reclamam de dores e quando diagnosticados por um dentista é concluído que a cárie esteja causando a dor.

Lesões provocadas pelas bactérias atingem as partes mais profundas dos dentes e é dessa maneira que as dores começam.

Quando as cáries chegam à dentina, camada que se localiza abaixa do esmalte, a dor de dente será provocada. 

Mas isso pode variar, pois em algumas situações os pacientes começam a sentir dor apenas quando a polpa do dente é atingida e assim é preciso fazer um tratamento de canal.

Sendo assim, é indicado um tratamento com algum especialista para impedir que a cárie faça progressos, e a realização de alguma obturação ou canal, quando necessário, é feito.

Aplicação de flúor gel ou verniz fluoretado são tratamentos que alguns dentistas podem indicar quando essas bactérias estão apenas no esmalte do dente.

3 – Sisos

Um dos casos que mais causa dor de dente é o nascimento dos dentes de sisos.

Em vários momentos do crescimento desses dentes dores serão causadas. Desde a erupção até quando faltar espaço na gengiva, pois isso levará pressão aos dentes vizinhos, provocando um deslocamento dolorido.

Entretanto, a principal causa de dor é quando a gengiva sofre de inflamações causadas pelo dente erupsionado, pois não é comum que a região receba acesso de higienização e assim podendo provocar uma infecção.

Não é raro que as dores associadas aos dentes de siso passem, porém isso não significa que o problema está resolvido. A qualquer instante a inflamação e a dor podem voltar.

Esses dentes ficarão muito exposto a diversos tipos de problemas, como a cárie, devido a falta de higienização.

Desta forma, os dentes de sisos precisam ser extraídos, pois complicações poderão ser evitadas e o dentista poderá intervir de maneira adequada e profissional em momentos como esse.

Procure um dentista!

Em qualquer situação de dor nos dentes o melhor a se fazer é procurar um dentista, pois ele sabe o que causa dor dente e poderá indicar com precisão qual será o tratamento adequado para a sua dor.

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe nas redes sociais com amigos e familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *