nimesulida para dor de dente

Nimesulida para dor de dente: funciona?

Cimelide, Nimesubal, Nisulid, Fasulide, Arflex… no fim, todos se tratam do mesmo remédio: Nimesulida para dor de dente. Porém, apesar de ser um remédio conhecido, muitos ainda têm dúvida sobre como ele funciona nesse caso.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Bem, Nimesulida se trata de um anti-inflamatório e analgésico utilizado para alívio dos mais diversos tipos de dores. Além disso, é vendido como comprimido, cápsula, pomada, gota, granulado e supositório.

Mas como é usada a Nimesulida para dor de dente? Bem, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre esse remédio e sua utilização para aquela dor incômoda no dente!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Nimesulida para dor de dente: funciona?

nimesulida para dor de dente

Nimesulida se trata de um remédio de atuação ampla, agindo no alívio dos mais diversos tipos de dores. Além disso, atua contra inflamação e febre, o que faz ser usado para dor de garganta, dor de cabeça, dores menstruais e dor de dente.

Contudo, é mais indicado para casos de dor aguda, principalmente pela sua ação anti-inflamatória e antipirética. Já sua forma em gel/pomada não é utilizada para dor de dente, já que é ligada ao alívio em tendões, ligamentos, músculos e articulações.

No entanto, é comum que seja usado em suas versões em gota ou comprimido, já que possui o princípio ativo cicloxigenase-2.

Como ele atua no organismo

A atuação da Nimesulida para dor de dente é simples, já que seu princípio ativo age diretamente no sistema nervoso central. O que ele faz é contribuir para síntese das prostaglandinas, substâncias relacionadas à inflamação.

Além disso, ele age diretamente nas partes do cérebro que funcionam como alertas de dor e impede fabricação de radicais livres.

Nimesulida para dor de dente: indicação de uso

A Nimesulida é indicada para casos de inflamações, dores e febres, sendo muito recomendada após tratamento odontológico. Contudo, não se trata de um medicamento de longa duração, sendo indicado, no máximo, até 7 dias de uso.

Além disso, não é uma das melhores indicações como primeira opção no tratamento, já que seu uso pode causar lesões hepáticas.

Dessa forma, contando com a orientação profissional, a posologia habitual é:

  • Comprimidos e cápsulas: 2 vezes/dia (de 12 em 12 horas, após as refeições);
  • Gotas: o recomendado é uma gota por cada quilo do peso corporal (2 vezes/dia);
  • Dispersíveis e granulado: dissolvidos em aproximadamente 10 mL de água (de 12 em 12 horas, após as refeições).

As informações são obtidas em sua bula, mas a indicação de tempo de uso é obtido através do médico. Dessa forma, não é recomendado o automedicamento por parte do usuário.

Além disso, se o problema persistir, busque um médico para identificar a causa e iniciar outro tratamento mais adequado.

Contraindicações da Nimesulida

A Nimesulida é contraindicada para crianças abaixo dos 12 anos de idade e mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Além disso, não é recomendada para pessoas que possuam alergia a qualquer componente do medicamento.

Por fim, não é indicada para quem possui os seguintes problemas:

  • Úlcera no estômago;
  • Hemorragia no trato gastrintestinal;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência renal;
  • Insuficiência hepática grave.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns de ocorrer são a diarreia, náusea e vômito. Já os mais raros são coceira, suor excessivo, rash, aumento de gases intestinais, prisão de ventre, gastrite, vertigens, tonturas, inchaço e hipertensão.

Contundo, é um dos medicamentos que menos acumula substâncias no rim, o que diminui seu risco de reações adversas. Além disso, seus efeitos são rápidos, agindo em menos de 15 minutos geralmente.

Nimesulida para dor de dente e plano odontológico: qual a relação?

Nimesulida é um remédio bastante comum de ser utilizado após um tratamento de canal, extração de siso ou apenas uma habitual dor de dente. Porém, é comum que o problema persista, e assim, é necessário a presença maior do dentista.

Contar com um plano odontológico garante que você tenha uma presença profissional em seu tratamento e a indicação da Nimesulida para dor de dente. Assim, se gera economia ao contar com tudo em um só.

7 comentários em “Nimesulida para dor de dente: funciona?”

  1. Needed to post you a little remark to finally thank you once again relating to the striking pointers you have discussed in this article. It is certainly seriously generous of you to give freely what numerous people would have advertised for an e-book to help make some cash for themselves, especially considering that you could have tried it if you ever decided. These suggestions as well worked as a easy way to be certain that other people online have similar desire just like my own to realize very much more in terms of this matter. I know there are numerous more pleasurable situations in the future for individuals who looked over your website.

  2. I in addition to my pals were found to be taking note of the great secrets and techniques found on your web site and so instantly developed an awful feeling I never thanked you for those techniques. These women ended up absolutely joyful to read all of them and have now very much been enjoying these things. Appreciate your indeed being really accommodating and also for considering certain cool areas millions of individuals are really needing to discover. My sincere regret for not saying thanks to you earlier.

  3. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You’ve done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.