fbpx
maxilar estalando

Maxilar estalando: O que é e como tratar?

O maxilar é aquela estrutura que suporta os dentes superiores. Ele ajuda a formar uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita ocular.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Lembre-se maxilar é relacionado aos dentes superiores! Não o confunda com mandíbula.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Maxilar estalando, o que pode ser?

maxilar estalando

Maxilar estalando pode ter diversas causas, tais como:

  • Bruxismo;
  • Artrite;
  • Lesões na mandíbula;
  • Má oclusão dentária;
  • Infecção;
  • Câncer.

Bruxismo

Sabe aquela mania inconsciente que você tem de ranger os dentes? Ela é chamada bruxismo.

O bruxismo pode ser causado pelo estresse e ansiedade. Além disso, o ato de ranger os dentes de maneira inconsciente pode acontecer durante o nosso sono e, até mesmo, no dia a dia.

Artrite

A artrite é a famosa doença das articulações. Ela causa a perda da cartilagem da articulação temporomandibular. Com isso, os movimentos da mandíbula podem acontecer de forma incorreta, acarretando os estalos no maxilar.

Lesões na mandíbula

As lesões na mandíbula podem acontecer através de um impacto forte, como um acidente de carro ou uma queda. Essas lesões podem causar o deslocamento ou a quebra da mandíbula. Os sintomas são perceptíveis. Dor, sangramento, inchaço, dormência no local ou hematoma estão entre esses sintomas.

Má oclusão dentária

Simplificando para você, a oclusão dentária se trata do encaixe entre nossos dentes superiores e inferiores no ato de abrir e fechar a boca. Quando ocorre a má oclusão dentária, é possível que se tenha danos nos dentes, gengivas, ossos, músculos e articulações.

Infecção

Infecções nas glândulas salivares, responsáveis pela nossa saliva, podem causar estalos no maxilar também. Isso porque é possível ocorrer a disfunção nas articulações temporomandibulares.

Além do maxilar estalando, é possível notar a presença de pus na boca, bem como inchaço no rosto e pescoço. É claro, a dor não poderia faltar entre os sintomas.

Câncer

É muito raro, mas não deixa de ser uma possibilidade: o estalo no maxilar pode acontecer devido ao câncer em regiões da boca. No entanto, quando o estalo no maxilar é causado pelo câncer, um dos sintomas é a perda de dentes.

Além disso, outros sintomas muito típicos são: dificuldade para usar dentaduras, presença de uma espécie de massa crescendo na boca, inchaço no pescoço e uma grande perda de peso.

Como tratar o estalo no maxilar?

Como há diversas causas, é de se esperar que se esperar que haja diversos tratamentos.

Bruxismo

O bruxismo não tem cura. Porém, para que seus dentes não sejam prejudicados, ele tem tratamento.

Esse tratamento consiste em usar uma placa de proteção dentária durante a noite. Além disso, em casos mais graves, pode ser recomentado o uso de ansiolíticos.

Artrite

A artrite, assim como o bruxismo, não tem cura. No entanto, fisioterapia, medicamentos e, em alguns casos, cirurgia, podem ser usadas no tratamento.

Lesões na mandíbula

O tratamento para lesões na mandíbula pode variar muito. Isso porque é preciso ser lavado em conta de como a lesão aconteceu.

Má oclusão dentária

Na má oclusão dentária, o tratamento mais conhecido é o uso de aparelho ortodôntico. Contudo, nos casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.

Infecção

Nas infecções, normalmente são prescritos medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. Quando a infecção é mais grave pode ser preciso o uso de antibióticos.

Câncer

O tratamento do câncer, assim como o das lesões na mandíbula, pode variar muito. Isso porque fatores como região e extensão do tumor são levados em consideração na escolha do melhor tratamento.

Contudo, vale reforçar que você pode consultar um dentista para investigar a causa do maxilar estalando. Ele é o profissional mais indicado a isso.

Sou o tipo de pessoa que evita consultório odontológico, e agora?

Encare o seu medo e procure um especialista. Além disso, um plano odontológico pode ajudar você.

Como o plano odontológico pode me ajudar?

Simples! Com um plano odontológico, você não terá desculpas para não ir consultar um dentista.

O plano odontológico oferece uma série de vantagens a você. Atendimento de emergência especializado, economia nos tratamentos e consultas e acesso a rede credenciada.

Aliás, com um plano odontológico é possível consultas periódicas ao dentista e, com isso, a prevenção de problemas bucais.

Comece já a cuidar de sua saúde bucal. Contrate um plano odontológico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *