Cuidados com os DentesTodos os Posts

Mancha branca no dente: causas e como tratar?

Muitos problemas surgem na região bucal, mas alguns parecem misteriosos e sem causa. Esse é o caso da mancha branca no dente, que pode surgir como pequenas manchas brancas no dente ou mesmo negras.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

É comum de ser relacionada com fluorose dentária, o uso excessivo de flúor, mas há outras causas que podem ser relacionadas. E da mesma forma que possui várias causas, também possui soluções.

Prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor sobre a mancha branca no dente, suas causas, como tratar e como prevenir!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é a mancha branca no dente?

mancha branca no dente

Uma causa comum relacionada com a mancha branca no dente é a fluorose dentária, ou seja, o excesso de flúor no esmalte dos dentes. Isso é comum de ocorrer na infância, enquanto acontece a formação do esmalte nos dentes bilaterais.

Ocorre que apesar do flúor trazer benefícios aos dentes, seu consumo além do recomendado para combate à cárie traz problemas. Afinal, ele está presente em cremes dentais, produtos de higiene e até na água.

Assim, seu consumo excessivo na infância interfere na formação dental, afetando a produção do já citado esmalte. Com isso, certas partes dos dentes não possuem um esmalte bem formado, surgindo essa mancha branca no dente.

Mancha branca no dente: Quais os seus sintomas?

Os sintomas da mancha branca no dente são bem claros de se notar: manchas brancas, ou mesmo amarronzadas, presentes de forma dispersa pelos dentes, acompanhadas de uma coloração opaca.

A mancha branca acaba não tendo mais do que esse sintoma, já que os dentes manchados não se tornam mais fracos ou sofrem alguma complicação. No entanto, é comum que o dente não retome sua cor até um tratamento estético dental.

Mancha branca no dente: Quais suas causas?

Apesar de comumente ser fluorose dentária, ainda há outras possíveis causas para a mancha branca no dente. Por exemplo, se houver dor junto das manchas, é provável que seja caso de cáries em estágio inicial.

Além dessa possível causa, é possível relacionar as manchas com a amelogênese imperfeita, doença hereditária que afeta o esmalte dentário.

Por fim, sendo uma doença comum de ocorrer na infância, pode ser relacionado com problemas ligados a essa fase: doenças do trato respiratório, amigdalite, rubéola, varicela, otite, etc.

Também outra possível causa é a formação deficiente do esmalte do dente, a hipoplasia de esmalte. Esse problema acaba acarretando no surgimento de pequenas linhas, falta de parte do dente, alterações de cor ou o surgimento desse problema.

Como prevenir?

De forma a evitar mancha branca no dente, faça visitas periódicas ao dentista para uma limpeza de rotina. Em alguns casos, alimentos e bebidas ácidas acabam causando mais dano ao esmalte do dente.

Já no caso da fluorose dentária, é recomendado um controle mais rígido da presença de flúor para crianças:

  • Até 6 meses: dose diária não deve passar de 0,01 mg/dia;
  • De 7 até 12 meses: dose diária não deve passar 0,5 mg/dia;
  • De 1 até 3 anos: dose diária não deve passar de 0,7 mg/dia;
  • De 4 até 8 anos: dose diária não deve passar de 1 mg/dia.

O comum é que se use de cremes dentais feitos para essas idades, já contando com a quantidade certa de flúor.

Como tratar?

Em caso de já ter ocorrido a mancha branca no dente, saiba que há tratamentos estéticos  que auxiliam na ocultação, diminuição ou desaparecimento completo. Dependendo do nível da mancha, o dentista recomendará a melhor opção.

Microabrasão

Método indicado para casos mais leves, sendo o menos invasivo. Aqui é realizado um desgaste pequeno da superfície do dente, de forma que se retire apenas a parte afetada pela mancha branca.

Isso é feito até se alcançar uma camada com coloração natural.

Clareamento

Já em situação mais avançada, em que a mancha se encontra marrom, é necessário o método de clareamento. Aqui ocorre a remoção através de químicos da camada mais externa do dente, de forma que o sorriso se torne igual no todo.

Facetas dentárias

Em caso de fluorose dentária muito acentuada, é possível usar de uma técnica mais invasiva, as facetas dentárias. Aqui é colocado – ou melhor, colado – uma “capa” de porcelana em toda a parte exterior do dente.

Isso é feito após desgaste da superfície dentária. E após tudo isso, é possível remover a mancha branca no dente!

Etiquetas
Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar