fbpx
lingua branca

Língua branca: o que é e como tratar?

A língua é um dos músculos mais importantes do sistema digestório, conhecida por sua cor rosada natural. No entanto, nem sempre essa cor permanece e uma cor branca pode surgir: a língua branca!

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Isso não é um bom sinal quanto a saúde bucal, podendo se agravar para uma língua amarelada ou mesmo amarronzada. Quando a saburra surge nessa região, uma camada superficial na língua, pode trazer um gosto amargo na boca e mau hálito.

Para entender mais sobre a língua branca, sua causa, sua prevenção e possíveis tratamentos, prossiga com a leitura do artigo!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é a língua branca?

Essa formação de placas brancas ou amareladas na língua se tratam da saburra lingual, que se tornou conhecida como língua branca. O comum é que ocorra pela formação de placas bacterianas na frente ou no fundo da língua, o que a torna difícil de ser removida.

Dessa forma, costuma causar mau gosto dentro da boca e provocar o mau hálito, além de levar bactérias da língua até o pulmão.

Grande parte de sua formação é a má higienização da região da língua, sem o uso correto do limpador de língua tradicional ou anatômico. O uso dessa parte da escova deve ser tão comum quanto a escovação dentária.

Quais seus sintomas?

Seu sinal mais claro é a presença da saburra branca formada na frente ou fundo da língua, mas ainda há outros. Por exemplo, a presença de mau gosto e de mau hálito na boca são um dos sinais da presença de língua branca.

No entanto, ainda é possível identificar uma boca seca e língua áspera, sinais mais físicos da presença de saburra lingual.

Quais as suas causas?

Uma das principais causas da língua branca é a má higienização da língua, o que acarreta em acúmulo de bactérias e de restos de alimentos. No entanto, há outras causas que levam à presença dessa placa bacteriana:

  • Ronco;
  • Dormir com boca aberta ou respirar dessa forma;
  • Morder dedos, lábios e bochechas constantemente;
  • Uso de aparelhos ortodônticos;
  • Uso de enxaguantes bucais com álcool;
  • Uso de medicamentos que afetam fluxo salivar;
  • Falta de vitaminas do complexo B;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Doenças como diabetes mellitus ou doenças no fígado e relacionados.

Quando uma parte pequena da língua está branca, até aveludada, se revelando como pequena ferida ou afta e sem ser possível retirar, pode ser doença. No caso de doenças relacionadas ao fígado, a língua branca pode ser sinal da absorção precária de vitaminas.

Além disso, pode ser leucoplasia, onde não é possível retirar a placa branca com raspagem. Também pode ser candidíase oral, que se manifesta também nas mucosas, no céu da boca e garganta.

Em caso de não de ser possível retirar a camada branca da língua, é necessário a presença de um médico para avaliar possível doença.

Como prevenir?

No caso de ser uma saburra lingual, é possível prevenir através da hidratação pela água, limpeza regular bucal e higienização correta de dentes e língua. A limpeza da língua deve ser tão frequente quanto a dos dentes.

Pode ser utilizado do limpador de línguas tradicional ou então do anatômico, que pode ser aplicado sem grande pressão. Esse último é mais confortável para a boca, sem riscos de ferir a língua ou causar ânsia.

Como tratar?

O tratamento mais comum para a língua branca é fazer a higienização adequada da boca, promovendo limpeza regular da língua. Utilize de fios dentais, de enxaguantes bucais sem álcool, do limpador de língua, etc, sempre depois das refeições e antes de dormir.

Em caso de saburra mais leve, pode ser utilizado de um limpador de língua mais tradicional. No entanto, em caso de saburra mais severa, é recomendado o uso do limpador de língua anatômico, mais suave para limpeza.

Outras medidas comuns são:

  • Vegetais: tratam da acumulação de alimentos, impurezas e bactérias na língua;
  • Iogurtes naturais: suas bactérias acidófilos ajudam na correção do desequilíbrio microbiano na boca;
  • Sal: tendo propriedade antisséptica, auxilia na destruição de células mortas causadoras do mau hálito;
  • Açafrão: basta misturar meio colher de açafrão em pó com suco ou água, esfregando a mistura na língua, e depois enxaguar com água morna;
  • Bicarbonato de sódio: meia colher (chá) de bicarbonato com suco de limão é bastante útil para esfoliar a língua branca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *