Cuidados com os DentesTodos os Posts

Higiene Bucal: Como fazer de forma adequada?

São muitos os pacientes que chegam aos consultórios com cáries, gengivite e outros problemas. Alguns deles questionam seus dentistas acerca da eficiência dos produtos que utilizam, porquanto fazem diariamente a higiene bucal.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

O que eles não sabem é que, talvez, não estejam fazendo uma escovação correta. Outros sequer sabem da importância da utilização diária do fio dental. Desse modo, terminam por ter uma incidência maior de problemas bucais.

Pensando na imprescindibilidade de uma higienização bucal adequada, apresentamos aqui orientações para que se tenha uma boca saudável. Acompanhe!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Antes de saber como fazer a higiene bucal: Qual a importância de uma boca saudável?

higiene bucal

Ao contrário do que se poderia imaginar, manter a boca higienizada é muito mais importante para a saúde do que para a aparência.

Ainda que não se deva desconsiderar a importância de um belo sorriso e de um hálito fresco, o descuido em relação à boca pode trazer graves problemas de saúde.

Somente para exemplificar isso, podemos mencionar a maior probabilidade de ocorrência de doenças cardíacas.

Por certo, está comprovado que pessoas com doença periodontal em nível moderado têm mais riscos de desenvolver problemas no coração do que aquelas que têm gengivas saudáveis.

Mas como é possível que isso ocorra? Em linhas gerais, o fato se deve à entrada de bactérias e germes da boca na corrente sanguínea. É mediante a circulação do sangue que esses microrganismos chegam ao coração.

Ao chegar até esse órgão, elas se fixam sobre lesões e inflamações, podendo contribuir para um quadro de endocardite.

Existe ainda a possibilidade de outros problemas cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral e a aterosclerose. Estas duas últimas enfermidades também podem estar relacionadas a bactérias encontradas na boca.

Sintomas como gengivas inchadas, sangramentos na escovação e mau hálito frequente são sinais de problemas que podem contribuir para o aparecimento daquelas doenças.

Para que se possa evitar isso, o melhor método é a prevenção. Por esse motivo, é recomendado que se faça escovações diariamente e visitas ao dentista com regularidade.

Para destacar com mais detalhes como se pode prevenir essas doenças, listamos no tópico abaixo algumas dicas.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


DICAS PARA MANTER UMA BOCA SAUDÁVEL

Escolhendo a melhor escova

Existem vários modelos no mercado e nem todas podem ser recomendadas para um caso específico.

O mais indicado é que se opte por aquelas que têm cerdas macias, visto que estas não machucam os dentes e a gengiva.

Em todo caso, uma recomendação de um dentista é a forma mais adequada de escolher a escova mais apropriada.

A melhor pasta

Tal como ocorre no caso das escovas, os cremes dentais devem ser indicados caso a caso.

Só para ficarmos em um exemplo, pastas muito abrasivas são totalmente inadequadas para pessoas com hipersensibilidade dentária.

Ainda que uma consulta ao dentista possa ser uma boa opção para que se faça a escolha, recomenda-se geralmente pastas que contenham flúor.

Uso diário do fio dental

A recomendação é que se utilize esse recurso pelo menos uma vez diariamente. O fio dental é um dos mais importantes meios de se evitar o mau hálito e o acúmulo de placa bacteriana.

Escovar os dentes da maneira correta

Uma boa escovação deve durar em torno de 2 minutos. Ademais, não deve ser realizada como força ou rapidamente. Os movimentos devem ser suaves e precisos.

O uso de enxaguante bucal

Deve-se escolher os que têm flúor em sua composição. Quanto ao uso, é melhor fazer bochechos do que gargarejos.

Também não se deve enxaguar a boca com água depois de bochechar o líquido.

A Prevenção é o melhor remédio

À vista dessas dicas e orientações, vê-se que ter uma boa rotina de limpeza da boca é o método mais indicado para que se consiga evitar maiores problemas.

Um cuidado especial com a higiene bucal pode evitar muitas doenças, além de proporcionar um sorriso mais bonito e um hálito mais fresco.

Você tem alguma dica de como manter uma boca mais saudável? Como realiza sua higienização bucal diária? Conte-nos!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar