fbpx
ir ao dentista

Grávida pode ir ao dentista?

Quando a mulher engravida, ela planeja todo o seu pré-natal com o ginecologista obstetra, assim como a grávida pode ir ao dentista.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Isso porque, a gravidez altera muito o sistema hormonal da mulher, consequentemente, a saúde da boca. Estudos comprovam que muitas doenças dentárias são ocasionadas por disfunções hormonais.

Outro fator importante é que as grávidas costumam relaxar um pouco nos cuidados dentários durante a gestação, seja por conta de comer fora de hora e não escovar os dentes, ou pelo enjoo ao creme dental.

Existem especialidades odontológicas ideais para este período, que requer mais atenção, portanto, confira o porquê mulheres grávidas devem dobrar os cuidados com a saúde da boca e visitar o dentista durante a gestação.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Afinal, grávida pode ir ao dentista?

ir ao dentista

Não só pode como deve!

Por conta da condição especial das grávidas, a geração de uma vida nova, os dentistas se especializaram nesse segmento e estão mais que preparados para atender da forma mais segura a futura mamãe.

Portanto, não há problema nenhum em a grávida ir aos dentistas, pelo contrário, é o que você confere no texto a seguir. Confira!

Por que grávidas devem ir ao dentista?

O corpo da mulher passa por muitas alterações hormonais durante a gravidez, e o aumento da progesterona no organismo eleva a probabilidade de inflamações na gengiva, por exemplo.

Outras complicações são as aftas, pequenas úlceras espalhadas pela boca que causam dor, ardência e muito incomodo ao comer e beber. Isso ocorre pela acidez estomacal também por conta do hormônio.

Entretanto, esses problemas podem ser evitados ao cuidar da alimentação e agendando uma visita ao dentista, avisando que você está grávida, para que ele recomende outros cuidados especiais.

Pré-natal odontológico

Você sabia que doenças relacionadas à boca interferem em uma gestação saudável? Pois bem, uma doença periodontal, infecta-inflamação que atinge os tecidos da gengiva e compromete a sustentação dos dentes, interfere diretamente na qualidade da gestação.

Dessa forma, a criança pode nascer antes do tempo, bem como com problemas de saúde devidos complicações na infecção da boca.

Por isso, assim como ao engravidar a mulher deve iniciar o pré-natal com um ginecologista obstetra, ela deve realizar visitas constantes ao dentista.

Isso porque, além de problemas já existentes, o médico deve avaliar a necessidade do tratamento adequado, assim como estabelece medidas de prevenção à grávida.

Prevenção: grávida pode ir ao dentista sim!

As grávidas devem procurar o dentista após os três meses de gestação, nas consultas serão avaliados as circunstancias dos dentes e da boca em geral.

O cirurgião-dentista deve orientar as futuras mamães quanto aos cuidados que elas deverão tomar durante a gestação, para que não se esqueçam de que na gravidez, os cuidados básicos com a higiene bucal sejam redobrados.

Afinal, o bebê se desenvolve dos nutrientes e vitaminas da mãe, ele recebe todas as influencias do organismo dela para se crescer forte e saudável, inclusive, a sua dentição depende da mamãe.

Os riscos que a grávida pode ter indo ao dentista

Nenhum! A grávida possui muito mais riscos deixando de frequentar o dentista durante a gravidez, do que o contrário.

Sobre as dúvidas mais frequentes, saiba que:

  • Procedimentos com anestesia; com a supervisão médica, a grávida pode receber anestesia caso precise em algum procedimento.
  • O bebê não sofre com o procedimento odontológico; é preferível passar pelo tratamento a deixar se agravar e causar uma infecção maior, prejudicando de fato a saúde do bebê e ocasionando um parto prematuro.
  • A formação do bebê; alguns dizeres populares informam que a gravidez influencia na perda de cálcio dos dentes e também para a formação do bebê, errado. O que pode prejudicar a formação do bebê, como mencionou antes, é o agravamento de infecta-inflamação.

Portanto, conforme o contexto, a mulher grávida pode ir ao dentista sim, inclusive, deve. É imprescindível manter os cuidados com a própria saúde bucal para que o bebê tenha as mesmas condições saudáveis no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *