gengivoplastia

Gengivoplastia: o que é, como funciona e quanto custa?

O que é gengivoplastia? Qualidade de vida envolve manter o corpo e a mente saudáveis, para isso também é necessário ter autoestima. No entanto, muitas pessoas que se sentem incomodadas com seu sorriso não conseguem se sentir bonitas, é nesse contexto, que entra em cena a técnica cirúrgica: gengivoplastia.

Em direção contrária ao senso comum que sugere que a beleza está ligada a perfeição, ela está realmente ligada a simetria. Ter um sorriso simétrico faz toda a diferença para uma pessoa se sentir bonita e recuperar a vontade de sorrir.

A gengivoplastia tem diferentes técnicas para ajudar as pessoas a conquistarem o sorriso que tanto almejam e restaurarem a autoestima, seja através de um procedimento para minimizar ou modificar por completo alguma falha na gengiva.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é gengivoplastia

gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico e estético, alguns até consideram como uma espécie de plástica bucal, porque visa melhorar a estética da gengiva a fim de deixar o sorriso mais harmonioso e simétrico.

Diante disso, podemos considerar a gengivoplastia uma cirurgia que traz qualidade de vida ao paciente e restaura sua autoestima fazendo-o sorrir sem medo, além do mais, o procedimento é rápido, indolor e não deixa cicatrizes.

Como funciona

A Gengivoplastia é um procedimento cirúrgico, portanto, deve ser realizada por um cirurgião dentista que seja especialista nesse tipo de cirurgia e tenha os aparatos necessários para a realização da mesma.

O procedimento da gengivoplastia é rápido (cerca de 30 minutos, dependendo da extensão da cirurgia) e é feito após a aplicação de anestesia local. A cirurgia é indolor e não deixa cicatrizes, mas posteriormente, pela gengiva ficar machucada, pode ser necessário a utilização de algum analgésico.

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, mesmo sendo simples e tranquilo, é necessário cuidados especiais no pós-operatório, tal como quem optou pela gengivectomia, quem fizer uma gengivoplastia terá que ter cuidado com a alimentação, repouso e evitar atividades físicas muito pesadas.

É essencial seguir à risca os cuidados do pós-operatório, cuidados estes que deverão ser explicados pelo cirurgião dentista após o procedimento. Estes cuidados são fundamentais para que o sucesso da gengivoplastia seja completo.

Indicações

Diante disso, a gengivoplastia, mesmo sendo um procedimento estético, ou seja, ficando a critério de cada paciente é indicado não só para pessoas insatisfeitas com suas gengivas e que ficam constrangidas ao sorrirem em público, mas também em casos de pessoas que acham suas gengivas escuras, vermelhas ou grandes demais.

Em outras palavras, a gengivoplastia é indicada quando há mal posicionamento da gengiva, quando há doenças que comprometam a região, quando há uma quantidade excessiva de gengiva e coloração indevida.

Vale lembrar que procedimentos estéticos estão longe de serem feitos apenas por vaidade, muitos deles, atualmente, são feitos para proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

Quanto custa

A gengivoplastia varia de preço, porque seus valores estão relacionados a alguns fatores, como por exemplo: varia de acordo com a necessidade de correção de cada paciente, varia de acordo com o profissional escolhido e com o local em que será realizado o procedimento.

No geral o preço de uma gengivoplastia é acessível, mas tem-se que considerar a avaliação do cirurgião dentista que irá mensurar a extensão da cirurgia. É necessário observar o orçamento e buscar um profissional e serviço de qualidade.

Para fazer a gengivoplastia é sempre possível recorrer a um plano odontológico que cubra esse serviço, portanto, analise as opções e custo-benefício dos planos odontológico, pois são de fundamentais importância para manterem sua saúde bucal em dia.

A gengivoplastia faz toda uma diferença na vida das pessoas que tem medo e vergonha de sorrir e mostrar os dentes e gengiva, tendo em vista esse benefício, vale a pena fazer este investimento.