fbpx
gengivectomia

Gengivectomia: Saiba tudo sobre o assunto!

Sorrir é algo extremamente comum, mas pode ser um verdadeiro drama para as pessoas que se sentem desconfortáveis e incomodadas com o fato de ter excesso de gengiva. Contudo, através da gengivectomia, esse problema tem solução.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

A Gengivectomia se trata de um procedimento simples indicado para pessoas que têm o que comumente se denomina de sorriso gengival, causado por vários motivos, dentre eles: o próprio processo de nascimento dos dentes, como também o uso excessivo de aparelho dental.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é a gengivectomia

gengivectomia

A gengivectomia é um tipo de procedimento cirúrgico periodontal que pode ser realizado para recuperar falhas causadas por patologias periodontais e para corrigir alguma condição gengival em torno dos dentes, mas quando adquire um cunho estético (corrigindo falhas e/ou modificando traços gengivais que incomodam o paciente) temos a gengivoplastia.

O procedimento da gengivectomia, que visa corrigir o excesso de gengiva, produz um sorriso mais harmonioso, fazendo com que a gengiva obtenha tamanho proporcional aos dentes do paciente.

Além do mais, quando tratamos de gengivectomia, estamos nos referindo, na grande maioria das vezes, de casos de redução da gengiva decorrente de algum estímulo e/ou patologia.

Como funciona

Apesar de ser um procedimento cirúrgico simples e rápido, a gengivectomia, é uma cirurgia que necessita de anestesia local para posteriormente ser removido parte das gengivas que estão em torno dos dentes.

Sendo assim, a gengivectomia, é quase indolor, e, após o procedimento o paciente receberá suturas finas e poderá escovar os dentes com escova de cerdas macias normalmente.

Com a gengivectomia diminui-se o excesso da gengiva ou se descobre os dentes que estavam envoltos na gengiva, gerando um aspecto mais alongado ao dente, proporcionando um “novo sorriso” ao paciente.

A gengivectomia, por se tratar de um procedimento cirúrgico, deve ser realizado por um cirurgião dentista com formação em cirurgia periodontal.

Após o procedimento da gengivectomia e também aos que optarem pela gengivoplastia são necessários alguns cuidados no pós-operatório, cuidados bem semelhantes ao de pós-operatórios de outras intervenções cirúrgicas bucais simples.

Vale também lembrar que, mesmo o procedimento cirúrgico sendo indolor, a dor pode surgir no período pós-operatório, afinal a boca está machucada e é normal ficar dolorida. Em caso assim, é comum o cirurgião dentista prescrever analgésicos.

Tendo em vista que a cicatrização total pode exigir aproximadamente trinta dias, o melhor é evitar alimentos quentes e duros, optando, assim, por alimentos líquidos nos primeiros três dias. Além de cuidados com a alimentação, é importante evitar esforço/atividade física nos primeiros dias e até mesmo manter repouso.

Indicações

Com vimos, a gengivectomia, vai além de um procedimento cirúrgico estético, pois serve para tratar e evitar algumas patologias bucais. Algumas indicações para a realização desse procedimento são devidas a três suposições:

  • Erupção passiva alterada (alteração na erupção das gengivas, cobrindo muito o esmalte dentário);
  • Crescimento excessivo da maxila (alteração no crescimento dos ossos maxilares geralmente acompanhada por uma erupção passiva alterada em menor escala)
  • Bruxismo (o hábito de ranger os dentes, acarretará em desgaste dentário, fazendo o dente ficar menor e a gengiva inicie um processo de retração).

Ficar atento a estes fatores e ser acompanhando por um dentista ajuda a detectar e tratar problemas bucais que possam se tornar inconvenientes e/ou proporcionar dramas, desconfortos e incômodos na hora de abrir um sorriso.

Quanto custa

No que diz respeito aos valores cobrados para a realização desse procedimento cirúrgico, a gengivectomia tende a ter um preço mais inferior ao da gengivoplastia, ou seja, o procedimento deve se aproximar do preço de qualquer outra intervenção dentária comum.

Apesar disso, os valores variam de paciente para paciente, pois depende da extensão cirúrgica necessária e como a mesma será realizada, portanto, apenas o profissional – o dentista – poderá fazer essa avaliação.

De qualquer forma, antes de realizar qualquer intervenção cirúrgica, em especial a gengivectomia consulte seu dentista, avalie os preços, informe-se também sobre as possíveis consequências e riscos do procedimento.

Para facilitar ainda mais sua vida, analise também as opções de planos odontológicos e opte por um que dê cobertura para tratamentos de gengiva, incluindo, procedimentos cirúrgicos como a gengivectomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *