fbpx
gengiva inchada e sangrando como resolver

Gengiva inchada e sangrando. Como resolver?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Muitos atribuem à gengiva inchada e sangrando a problemas de higiene bucal, porém pode ir muito mais além do que isso, por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto e conhecer quais as possíveis causas desse fenômeno.

O nosso corpo sempre sinaliza de forma às vezes inimaginável sobre possíveis problemas de saúde, porém muitas vezes ignoramos estes sinais, ou achamos que é algo irrelevante.

Sendo assim, aprendermos o que este sinal pode indicar será uma forma de você se prevenir e procurar uma ajuda especializada sem que perca tempo, pois saberá exatamente o que pode causar a gengiva inchada e sangrando.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Possíveis causas da gengiva inchada e sangrando

gengiva inchada e sangrando causas

Como mencionamos há pouco, o nosso corpo apresenta sinais de que algo não está bem. E muitas vezes os sinais parecem ser uma coisa que na realidade não é.

Quando um carro está com temperatura alta, ele apresenta um sinal no painel do veículo demonstrando onde está o problema, o que muitas vezes acontece com nosso corpo.

No entanto, nem sempre é tão óbvio assim, alguns sinais podem ser confundidos com outros, porém se você tiver uma pequena noção das possíveis causas daquele problema, já é meio caminho andado.

Da mesma forma é a gengiva inchada e sangrando, pois muitas pessoas direcionam para problemas bucais, o que é natural, mas é importante saber quais as outras possibilidades, até por precaução.

Outros problemas no organismo podem gerar o inchaço ou sangramento da gengiva, por isso é importante conhecermos as possíveis probabilidades de o sintoma estar relacionado a outro problema.

As outras possíveis doenças são:

Carência de vitamina K;

Leucemia;

Alterações hormonais;

Diabetes;

Queda de resistência;

Desordem hepática;

Escovação com muita força;

Púrpura idiopática trombocitopênica;

Dentaduras mal ajustadas;

Uso inadequado do fio dental;

Infecções;

Escorbuto;

Uso de afinadores de sangue.

Além disso, não podemos ignorar que esses pequenos ferimentos são a porta de entrada para micro-organismos perigosos, que se caírem na corrente sanguínea, podem agravar doenças cardíacas ou respiratórias.

No entanto, você deve estar se perguntando, como posso saber se pode ou não ser um problema mais grave? E a resposta é simples, procure um médico e fique atento aos sinais.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Diagnósticos e Exames

Uma vez que já compreendemos um pouco das possíveis causas do problema de sangramento e inchaço na gengiva, podemos agora entender um pouco melhor, dependendo da gravidade do problema, a quem procurar.

Nos seguintes casos, procure ajuda médica:

Sangramento for longo ou de longo prazo (crônico);

Permanência do sangramento mesmo após tratamento;

Outros sintomas concomitantes com o sangramento.

As especialidades que podem diagnosticar o sangramento são: clínica médica, odontologia, cardiologia e infectologia. Qualquer uma dessas especialidades irá investigar melhor as causas do sangramento em sua gengiva.

Conclusão

gengiva inchada e sangrando dentista

Em caso de dúvida sobre a quem procurar na hora de um sangramento gengival, procure primeiramente um dentista, caso ele perceba que o problema não é bucal, irá encaminhá-lo para a especialidade correta.

Também não podemos deixar de enfatizar a importância da consulta ao dentista, é importante que comece desde já a frequentar pelo menos de 6 em 6 meses, se puder fazer um plano odontológico melhor, irá economizar muito.

Muitos pensam que se pagarem particular semestralmente, não precisam de plano odontológico, mas o preço mensal do plano odontológico que tem cobertura completa é muito mais viável em casos mais complexos.

Se pararmos para colocar na ponta do lápis, é muito mais barato possuir um plano com cobertura completa do que realizar alguns procedimentos particulares semestralmente.

Portanto, não se esqueça de analisar e pesquise bastante antes de adquirir um plano odontológico, verifique as coberturas e a rede credenciada. Então, gengiva inchada e sangrando? Você já sabe o que fazer.