AparelhoClareamentoCuidados com os DentesGengivaMau HálitoRemédiosSensibilidadeTodos os PostsTudo Sobre Dor de Dente

Gengiva inchada e doendo: como resolver?

Caso você se encontre com a gengiva inchada e doendo, ou conheça alguém que esteja assim, fique sabendo que existem soluções disponíveis para este problema.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Contudo, é válido pensar que o mesmo está associado com questões mais amplas associadas, sobretudo, à saúde bucal.

Logo, se você deseja se ver livre desse incômodo de uma vez por todas, saiba que existem ações que você deve executar e hábitos mais saudáveis que você deve incorporar no seu dia a dia.

Levando tudo isso em consideração, nesse texto iremos abordar esse assunto, com o intuito de resolver o seu problema definitivamente! Para saber mais, veja abaixo:

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Entenda melhor: gengiva inchada e doendo

gengiva inchada e doendo causas

Pois bem, como mencionamos anteriormente, gengiva inchada e doendo pode ser um sintoma de uma questão muito maior que é a sua higiene bucal.

Devido ao ritmo de vida extremamente acelerado em que estamos inseridos, as pessoas reclamam que tem tido cada vez menos tempo para se dedicar aos cuidados pessoais, sendo isso uma questão de saúde muito grave.

Nesse contexto, alertamos, portanto, que esse inchaço, que pode também ser conhecido como edema gengival, se não tratado adequadamente pode ainda gerar sangramentos e até mesmo cobrir parte considerável de seus dentes.

Logo, reiteramos que existem uma série de medidas que devem ser tomadas nesse momento por você, as quais não servirão apenas para se ver livre deste desconforto agora, mas de uma vez por todas!

Vamos conferi-las?

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Boa escovação

O primeiro item dessa lista, então, não poderia ser outro: trata-se de fazer uma boa escovação.

Para isso, use uma escova de cerda macia, sem empregar força em excesso para evitar que se formem novos machucados.

Além disso, esse procedimento deve ser feito a partir de movimentos circulares em todos os dentes, sem exceção!

Assim, o recomendado é que você faça isso sempre após as refeições a fim de garantir a retirada completa de sujeiras e bactérias, evitando que as mesmas acumulem-se ao longo do tempo.

Em geral, esta é uma excelente forma de prevenção do problema, que precisa ser somada também ao uso de fio dental e enxaguantes bucais para garantir bons resultados.

Idas periódicas ao dentista

Tendo em mente que nem sempre se consegue realizar esse processo com o máximo de êxito, outro ponto importante para solucionar a gengiva inchada e doendo é ir ao dentista periodicamente.

Por sua vez, isso serve tanto como um método de prevenção quanto uma forma de tratar do problema depois que ele já está colocado.

Este profissional, melhor do que ninguém, saberá fazer uma avaliação geral, te instruir e indicar os melhores tratamentos.

Em geral, o ideal é ir no mesmo pelo menos duas vezes ao ano, mas caso você reconheça a necessidade, não deixe de procurá-lo além desses momentos.

Uso de remédios

Por fim, de acordo com o que o seu dentista decidir, ele poderá indicar o uso de remédios para você.

Fique ciente de que no mercado existe uma quantidade grande de anti-inflamatórios que podem ser usados, entre outras coisas, para aliviar a dor associada ao edema gengival.

Entretanto, os usos do mesmo nem sempre serão indicados, dependendo também de como a sua gengiva se encontra.

Ainda: vale comentar que existem alguns tratamento caseiros que cumprem esse papel como a aplicação de óleo de cravo e o bochecho com suco de limão.

Porém, lembre-se que os mesmos são paliativos e o mais importante é seguir as recomendações que você recebeu.

Dica geral

gengiva inchada e doendo plano odontológico

Nesse contexto, ter um plano odontológico pode fazer toda a diferença, sendo um investimento importante para você e a sua família

Saiba que pagar por consultas e tratamentos de forma isolada tende a ser muito mais caro, valendo mais a pena pagar as mensalidades desse tipo de serviço.

Assim, pesquise por aqueles que atendem melhor às suas expectativas e necessidade e faça um planejamento financeiro para decidir pelo que melhor se adequa à sua realidade.

Esperamos, assim, ter mostrado como solucionar a sua gengiva inchada e doendo. Não perca tempo e livre-se desse desconforto de uma vez por todas!

Desse modo, se você gostou desse artigo e deseja saber mais a respeito desse assunto, não deixe de conferir também as nossas outras publicações.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar