Cuidados com os DentesGengivaMau Hálito

Gengiva inchada: Como resolver?

Você sabe o que é gengiva inchada? Sabe como solucionar o problema?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Muitas pessoas pensam que o inchaço na gengiva é sinal de gengivite. Mas nem sempre é assim.

Há vários problemas que podem estar relacionados com o inchaço nas gengivas. Pode ser uma irritação causada por alguma comida ou bebida, uma doença gengival, cárie dentária, problemas de nutrição, dentre outros.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Nesse artigo você vai entender como identificar a causa real da gengiva inchada e qual o tratamento adequado para resolver o problema. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é gengiva inchada?

Você pode achar que precisa cuidar apenas dos seus dentes, porém, sua gengiva também precisa de atenção. As gengivas são uma pele que cobrem suas mandíbulas. São feitas de um tecido fibroso, cheio de vasos sanguíneos.

Normalmente, o inchaço começa onde a gengiva encontra o dente. Pode acontecer de a gengiva ficar tão inchada que os seus dentes ficarão escondidos. No lugar da aparência rosa normal, uma gengiva inchada tem uma cor mais vermelha.

A gengiva inchada pode ficar dolorosa e sensível. Você também pode notar que sua gengiva vai sangrar com mais facilidade quando você escovar os dentes ou usar fio dental.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Vamos gengiva inchada conhecer agora algumas causas da gengiva inchada.

1. Aftas

Qualquer machucado ou ferida na gengiva pode ocasionar dor e inchaço. Com as aftas ocorre a mesma coisa. Você pode identificar uma afta por conta da aparência, que é esbranquiçada e possui bordas vermelhas. Mas não se preocupe, há como trata-las e elas não são contagiosas.

afta gengiva inchada

2. Fumar

Esse é um hábito que, além de fazer mal para a saúde, ainda pode causar gengiva inchada. Pessoas que fumam estão mais propensas a desenvolver alguma doença na gengiva.

fumar gengiva inchada
Para resolver o problema, o recomendado é procurar a ajuda de um dentista. Ele vai explicar como fazer a higienização correta dos dentes e da gengiva para que o problema seja evitado.

3. Higiene bucal incorreta

Essa é a principal causa para gengiva inchada. Acontece por causa do acúmulo da placa bacteriana nos dentes, próximo a gengiva. O excesso de bactérias ocorre por causa da má escovação.

O ideal é que você escove seus dentes de duas a três vezes ao dia. Além disso, é fundamental que você use fio dental, especialmente à noite.

Lembre-se: escovar os dentes não exige força e sim habilidade. Por isso, é importante que você escove os dentes de forma suave, caso contrário, isso também pode ocasionar gengiva inchada.

4. Tratamento de quimioterapia

A quimioterapia é um dos melhores tratamentos para combater o câncer. Porém, como é um tratamento agressivo, há muitos efeitos colaterais. Um deles é o inchaço, dor e sangramento da gengiva.

quimioterapia gengiva inchada

Também podem aparecer aftas dolorosas e feridas. Para que o problema seja evitado, é importante que você alie o tratamento com visitas ao dentista. O recomendado é que você tenha um plano odontológico. Assim, sempre que você precisar, você poderá contar com a ajuda de um profissional.

5. Hormônios

Quando ocorre o crescimento da liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido também pode ocasionar gengiva inchada.

Esse aumento de hormônio pode acontecer na puberdade, gravidez, menstruação ou menopausa. Alguns anticoncepcionais também podem acarretar o problema. O ideal é que você procure um dentista para que o problema seja analisado e, assim, resolvido.

Tratamento para gengiva inchada

Como já foi dito anteriormente, descobrir a causa da gengiva inchada requer a avaliação de um dentista. Porém, você também pode identificar o problema fazendo uma autoavaliação. Depois disso, uma consulta com o dentista não deve ser adiada.

O tratamento vai depender de cada caso. Se o problema for causado por uma gengivite, o tratamento será feito por meio de uma limpeza, retirando o tártaro.

Mas, quando o motivo for o uso do cigarro, má higiene bucal ou outro problema parecido, seu dentista lhe indicará a melhor forma de solucionar. Nos casos hormonais e de quimioterapia, é necessário que o tratamento seja multidisciplinar.

Independentemente de qual for o caso, a principal recomendação é que você não deixe para cuidar da saúde da sua boca apenas quando o problema aparecer. Você pode contratar um plano odontológico para ter acesso a bons dentistas de forma rápida e facilitada sempre que você precisar.

Além disso, em casos emergenciais ou que precisem de um tratamento mais demorado, um plano odontológico terá um melhor custo-benefício. Por isso, não deixe de ter um plano para você e sua família.

Agora você já sabe o que é gengiva inchada, quais suas causas e como resolver o problema. Não deixe de procurar um dentista para uma melhor avaliação. Até mais!

Aproveite e leia também essas postagens relacionadas!

Como tirar Tártaro do Dente? Aprenda Agora como Fazer!

Como Prevenir a Cárie? 8 Dicas para Você!

Sensibilidade nos dentes: como resolver?

Gengiva Inflamada: Principais Causas e como Solucionar!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. This design is incredible! You most certainly know how to keep a reader amused. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job. I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar