Cuidados com os DentesPlanos OdontológicosTodos os Posts

Frenectomia Lingual: O que é, como funciona e quanto custa?

A frenectomia lingual é o nome que se dá a uma cirurgia que consiste em cortar e remover o freio presente na boca, popularmente esse freio leva o nome de “prega”.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Esse feio pode acontecer de forma labial ou lingual.

Quando o freio acontece na parte labial, denomina-se de frenectomia labial, quando acontece na parte lingual, chama-se de frenectomia lingual.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é a frenectomia lingual?

frenectomia lingual

A frenectomia lingual é um freio lingual localizado no ventre da lingual, isto é, na parte de baixo da língua, e se localiza desde a língua ao soalho da boca.

Para quem tem a língua presa, como é conhecida a frenectomia lingual, necessita de um cuidado especial e, possivelmente, passar por um procedimento cirúrgico para “despregar” a língua.

Indicações para a frenectomia lingual

É importante detectar a alteração no freio lingual, pois há casos tanto de frênulo lingual curto (a popular língua presa – aquiloglosia) ou mesmo o alongamento do freio lingual.

A frenectomia lingual se torna necessária em alguns casos, pois, por conta desse problema pode causar vários prejuízos ao indivíduo.

Dentre algumas indicações para o procedimento cirúrgico de frenectomia lingual temos:

  • Quando houver limitação dos movimentos da língua;
  • Quando proporcionar alterações da fala;
  • Quando houver transtornos e/ou dificuldade de mastigação por conta do freio lingual;
  • Quando houver lesões traumáticas, resultantes do atrito do freio nos incisivos inferiores;
  • Quando, precocemente, através do “teste da linguinha” for identificado que o recém-nascido apresenta o distúrbio que poderá prejudicar a amamentação.

Com a presença de alguns desses sintomas, é necessário a avaliação do dentista e a preparação para o procedimento cirúrgico.

Como é a frenectomia lingual e seu pós-operatório?

O procedimento cirúrgico da frenectomia lingual é, bem similar ao da frenectomia labial e, por conseguinte, pode ser realizado também por meio de duas formas:

  • Cirurgia convencional;
  • Cirurgia a laser.

Na cirurgia convencional, a frenectomia lingual é feita com um bisturi, através de incisões para corte ou secção do freio. Após este procedimento é realizado a sutura dos tecidos.

Já o procedimento de frenectomia lingual a laser, é feito com um bisturi elétrico. Procedimento que não implica em sutura.

O procedimento em si é simples e feito sob anestesia local, no entanto necessita de técnica, pois mesmo os riscos sendo reduzidos, podem haver algumas complicações.

Durante a cirurgia de frenectomia lingual pode ocorrer de haver sangramento excessivo e até mesmo risco de lesão de estruturas vizinhas, caso a técnica seja executada incorretamente.

As complicações não são tão assustadoras quando se leva em consideração que os riscos das mesmas podem ser reversíveis e não deixam sequelas dignas de nota.

Pós-operatório

É necessário que no pós-operatório da frenectomia lingual, sigam-se as instruções médicas, que em geral são iguais as do procedimento de frenectomia labial, isto é:

  • Evite alimentos duros;
  • Evite alimentos muito quentes;
  • Utilize bolsas de gelo no local da cirurgia;
  • Redobre os cuidados de higiene bucal;
  • Evite colocar pressão na região da cirurgia durante a higiene bucal;
  • Utilize soluções antissépticas;
  • Tome a medicação prescrita pelo médico.

Apesar de não apresentar tantos riscos no pós-operatório, podem ocorrer complicações como:

  • Pequenas hemorragias;
  • Sangramento excessivo;
  • Edema;
  • Inflamação;
  • Infecção;
  • Entre outras.

Portanto, seguir à risca as recomendações do médico é essencial para uma boa recuperação sem passar por transtornos do tipo.

Quando custa a frenectomia labial?

Procedimentos odontológicos, frequentemente, apresentam valores variáveis, pois dependem do tipo de procedimento que será realizado, do método empregado e da complexidade do caso.

Portanto, apenas o cirurgião-dentista poderá avaliar o valor do investimento necessário para a realização do procedimento de frenectomia labial.

Contudo, a cirurgia de frenectomia labial costuma ter um valor acessível e, se o paciente tiver plano odontológico que cubra o procedimento, se torna algo bem mais cômodo e com menos dor de cabeça financeira.

Desse modo, ter um plano odontológico facilita muito a vida das pessoas e de modo geral pode gerar uma boa economia.

Avalie o custo-benefício dos planos odontológicos e opte por um que cubra suas necessidades, inclusive a de cirurgias como a frenectomia lingual e labial.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar