Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

Fluorterapia: O que é e como funciona?

A cárie dental é um problema que incomoda e tira o sossego de qualquer um, podendo, inclusive, levar a uma perda de dente. Como prevenção contra esse problema, surge então a fluorterapia.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

A fluorterapia é um procedimento consideravelmente simples e conta com os benefícios do flúor para aumentar a resistência do esmalte no dente sem prejudicar sua aparência.

O flúor é capaz de controlar a incidência de cárie e auxiliar na higiene dental.

Se você está interessado em saber mais sobre esse procedimento, acompanhe esse post até o final!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Afinal, o que é então a Fluorterapia?

fluorterapia

Basicamente é um tratamento com flúor, seja na aplicação diretamente no esmalte dentário ou pela ingestão: que conhecemos como, respectivamente, tratamento tópico e sistêmico.

A aplicação pode ser feita através de cremes dentais ou outras soluções para bochechos, assim como outros tratamentos de aplicação de flúor feito no consultório odontológico (que costuma ter resultados mais rápidos pela sua alta concentração do mineral).

Já a administração do flúor sistêmica é através da ingestão, como pela água fluoretada, por exemplo, e outros suplementos com flúor.

A melhor forma de acabar de vez com a cárie e fazer uma prevenção completa é quando o flúor é administrado das duas maneiras.

Benefícios do flúor para a saúde dental

O flúor, primeiramente, é um mineral. Utilizado com foco na prevenção da cárie dentária e na reparação de dentes que já estejam na fase inicial da doença.

Claro, o ideal é a combinação do flúor com cuidados diários para remover a placa através da escovação (pelo menos duas a três vezes no dia) e fio dental, ou outro tipo de limpador interdental.

Como funciona o tratamento de fluorterapia?

Os tratamentos profissionais com flúor, feitos em consultórios odontológicos ou diretamente com profissionais dentistas, requerem apenas alguns minutinhos.

Geralmente o flúor vem na forma de gel, espuma, solução ou verniz. É aplicado com uma escovinha ou cotonete, sendo comumente também aplicado através de bochechos ou uma moldeira que é colocada na boca por um certo tempo.

O tempo de absorção do flúor pelos dentes costuma ser de 30 minutos, sendo o paciente orientado, inclusive, a não comer e beber por esse tempo.

É importante deixar seus dentes passarem bem por esse processo para que o flúor possa reparar as áreas afetadas pela cárie.

Dependendo do estado em que seus dentes se encontrem afetados pela cárie ou da sua saúde bucal em si, a periodicidade do tratamento deve ser de 3 em 3 meses, seis ou 12 meses.

Para quem é indicado o tratamento de fluorterapia?

Se você, geneticamente, possui um certo risco de desenvolver cárie dentária, é importante utilizar fluorterapia para auxiliar na prevenção.

Ou se você já sofre com os estágios iniciais na doença, o flúor também pode ajudar.

Fazer o tratamento de fluorterapia em casa ou no consultório odontológico?

O ideal é fazer a administração de flúor com um profissional.

Isso porque nos consultórios odontológicos, como falamos anteriormente, costuma ter uma concentração mais alta do que aqueles que encontramos em farmácias e lojas com esse tipo de produto.

Além disso, o dentista poderá te acompanhar e orientar nos passos necessários após as aplicações, inclusive em outras medidas para a prevenção e tratamento da cárie dentária.

Por isso, para ter o melhor acompanhamento e não gastar muito em idas ao dentista, lembre-se de contar com um plano odontológico; somente um plano odontológico pode oferecer um melhor suporte e economia para o seu bolso.

Analise bem suas opções e opte por um plano que cubra o tratamento de fluorterapia e demais procedimentos que você precisa. Pesquise o melhor custo-benefício e aproveite.

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar