Cuidados com os DentesTodos os Posts

Espinha na boca: o que fazer?

A acne é um transtorno que acomete muitos adolescentes, podendo estar ligada a questões hormonais. No entanto, esse problema também pode afetar adultos e aparecer em diversas partes do corpo. O aparecimento de espinha na boca, por exemplo, é muito comum.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

O aparecimento de acne nessa região pode ter várias causas. Ela pode ser ocasionada, por exemplo, por uma alimentação inadequada ou pelo uso tópico de determinados produtos.

Para falar de maneira mais detida sobre esse assunto, apresentamos um conteúdo inteiramente dedicado a ele. Nele, explicamos quais as causas e como se pode tratar esse tipo de acne. Acompanhe!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que pode causar espinha na boca?

De maneira geral, essa condição não deve ser motivo para maiores preocupações.

Isso porque, na maioria dos casos, espinhas e cravos no entorno da boca ou nos cantos dos lábios podem significar nada mais do que simples casos de acne. Mas ainda que não represente uma séria ameaça à saúde, as espinhas que aparecem nesses locais podem gerar muito incômodo.

Esse transtorno advém do fato de a boca ser um local frequentemente utilizado. Algumas espinhas nessa região são doloridas, o que pode interferir na deglutição de alimentos e bebidas, na higienização bucal e mesmo na fala.

Na maioria dos casos, essa situação é causada pelo entupimento de poros em áreas próximas aos lábios. Tal entupimento, por sua vez, é ocasionado por uma oleosidade excessiva nesses locais, em conjunto com a ação de bactérias.

Os poros podem ser entupidos ainda pela gordura advinda de alimentos e produtos de beleza a base de substâncias oleosas.

Entre esses produtos, podemos mencionar alguns tipos de batons, maquiagens e produtos para hidratação e proteção labial.

A higiene bucal inadequada também pode contribuir para o surgimento de espinhas na boca, haja vista que permitem o acúmulo de sujeira na região. Esse local parece especialmente propício ao surgimento de espinhas, haja vista que a boca conta com uma enorme quantidade de bactérias.

A salivação faz com que estas possam entrar em contato com os lábios. Portanto, sem uma correta limpeza, essa situação se agrava ainda mais.

O que fazer para tratar esse problema?

Nunca espremer

Não se deve espremer espinhas nessa região. Além de ser uma conduta extremamente dolorosa, ela pode causar cicatrizes na região. Inflamações e inchaços também podem decorrer dessa atitude.

Não tocar

O mais recomendado é que não se toque nas espinhas, visto que as mãos também contêm bactérias que podem piorar ainda mais o quadro.
O ideal é tocar na área atingida apenas para higienizá-la. Não se deve esquecer de lavar bem as mãos antes disso.

Higienizar a boca

Essa deve ser uma atitude tomada após toda e qualquer refeição, com o objetivo de evitar a proliferação de bactérias no entorno da boca.
Alguns casos exigem atenção especial, como os de homens que utilizam barbas e bigodes. É necessário atentar para restos de alimentos que porventura possa ficar nessa região.

Não usar cosméticos na região

Conforme já mencionamos, alguns produtos de beleza contribuem para o surgimento de acnes, pois entopem os poros da pele.

Esses produtos contêm substâncias oleosas e, por esse motivo, não devem ser aplicados na área afetada pelas espinhas.

Escolhendo um creme dental adequado

O mais recomendável é que se opte por cremes dentais sem aromas ou sabores.

Isso porque produtos químicos como aromatizantes podem irritar ainda mais a espinha ou ressecá-la, o que pode gerar ferimentos.

Atentar para higiene para evitar a acne na boca

À vista do que foi dito, podemos afirmar que esse problema pode ser evitado com algumas medidas de higiene. Entre elas, a limpeza da região da boca após refeições e a não manipulação da área com as mãos.

Também não se deve espremer uma espinha na boca, haja vista que essa atitude pode inflamar ainda mais a região.

E você, já sabia que a acne também pode aparecer na boca? Tem alguma dica para que se possa lidar com o problema? Comente!

Mostrar mais

Alexandre Putrick

Alexandre Putrick é especialista em produção de conteúdos focados na área de saúde bucal e é autor no Blog Minha Saúde Bucal. Possui centenas de conteúdos publicados em diversos portais, atuando hoje com foco no Blog Minha Saúde Bucal. Atualmente, produz conteúdos focados em auxiliar os leitores em cima de problemas odontológicos, mau hálito, dor de dente, tratamento de canal, gengiva, implantes, próteses, tratamento de canal e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar