Cuidados com os DentesRemédiosTudo Sobre Dor de Dente

Dor de dente: o que é, remédios, como aliviar e o que fazer?

Sentir dor não é nada agradável, dependendo do grau ou intensidade pode nos impedir de realizar as tarefas mais comuns do dia a dia. Seja dor de cabeça, dor nas costas ou dor de dente, já é o suficiente para nos tirar do foco.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

A dor de dente está entre o tipo de dor mais comum e a que mais causa mal-estar, por exemplo. Ela pode estar associada a cáries, infecção ou inflamação dentária, assim como o nascimento do dente.

Para acabar com o desconforto da dor, recorremos ao primeiro analgésico que encontramos pela frente, porém a dor pode persistir. Nesse caso, procurar um médico é imprescindível.

Mas se não for algo tão urgente, listamos aqui algumas dicas de como amenizar esse problema.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Dor de dente, o que fazer?

dor de dente

Você está comendo pipoca e mordeu com muita força um milho que não estourou, sentiu aquela dor imediata que logo foi amenizando e continuou comendo.

Porém, depois de um tempo aquela pontada latejante no local da mordida volta com tudo. Leva a mão até a boca e pressiona como se o ato diminuísse a dor, mas outras atitudes podem ser mais eficazes.

De acordo com o contexto, você pode ter quebrado parte do dente ou mesmo ter danificado a sua estrutura interna. Isso ocorre devido à fragilidade dos dentes por falta de higiene bucal, mordida errada, ranger de dentes e até mesmo o estresse.

Assim como existem vários tipos de dor, existem também vários tipos de motivos e tratamentos para cada caso. Vamos aos exemplos.

Higiene bucal: o princípio de tudo

Desde muito cedo aprendemos que existe um passo a passo na hora de escovar os dentes.

Fazer movimentos circulares repetitivamente, de cima para baixo, de fora para dentro. Tudo isso três vezes ao dia ou logo após comer algo que ficou grudado ali na sua boca.

Não se pode esquecer-se de fazer uso do fio dental, assim como enxaguante bucal, para complementar.

Essas ações, sempre recomendadas por dentistas, são o começo da prevenção contra possíveis causadores da dor de dente, como cáries e outras doenças.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Alimentos podem causar dor de dente

O tipo de alimento que você come também influência na saúde da sua boca. Muito quente muito frio. Muito rígido muito elástico. Os extremos podem ser verdadeiros venenos para os dentes.

Aquele bife que deixa fibras de carne entre os dentes e as gengivas, se não bem retiradas, podem causar inflamações nessa região.

Assim como a maneira que você mastiga os alimentos, mais de um lado do que do outro, por exemplo, compromete a resistência dentária.

Para precaver-se de dores decorrentes do alimento que você ingere, tome conhecimento da sua mastigação e certifique-se da eliminação dos resíduos.

Estresse afeta a saúde bucal

Você já deve ter ouvido falar em bruxismo, não? É quando apertamos os dentes de cima contra os dentes de baixo com muita intensidade.

Assim como o atrito entre os dentes que proporcionam um ruído difícil de aturar. Você pode ter ou alguém próximo de você.

Essa doença é um dos reflexos do estresse. É como você pode estar canalizando a ansiedade ou inquietação.

Com o passar do tempo, a dor na região do maxilar vai aparecer. Assim como o enfraquecimento dentário. Por isso é importante buscar alívio para o estresse.

Os três exemplos que você acabou de ler, retrata a proveniência da dor de dente e o que fazer para amenizar ou mesmo nem sentir a dor.

Tomar os cuidados mais simples ensinados desde sempre para não ter que se preocupar com coisas mais sérias e complicadas no futuro, é a principal constatação a respeito da dor de dente.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar