Cuidados com os DentesSensibilidadeTodos os Posts

Dentes sensíveis: entenda as causas e como tratar!

Os dentes sensíveis podem causar muitos incômodos. Pessoas com esse tipo de problema tendem a evitar determinadas atividades ou mesmo pratos de que gostam para não sentir dor.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Com toda a certeza, esse é um fator que pode alterar de maneira significativa a qualidade de vida. A dor causada por essa sensibilidade excessiva pode se manifestar até em ações cotidianas, como ao se fazer a higienização da boca.

Atentando para a seriedade do problema, apresentamos aqui suas causas e a maneira correta de tratá-lo. Acompanhe.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


DENTES SENSÍVEIS: O QUE É? POR QUE ACONTECE?

dentes sensíveis

A hipersensibilidade dentária consiste na exposição da dentina vital do dente a condições térmicas e químicas, o que provoca dores agudas.

A dentina é uma das camadas que revestem o dente. Ela fica abaixo do cemento e do esmalte dentário.

Quando estas duas resistentes camadas encontram-se desgastadas, os canais da dentina ficam expostos. Dessa forma, os nervos e células dentro dos dentes ficam mais descobertos e mais suscetíveis aos estímulos químicos e térmicos.

O retraimento das gengivas acentua ainda mais essa exposição. São esses os fatores que geram a sensibilidade excessiva dos dentes.

Mas como é possível o desgaste do cemento e do esmalte dentários que expõe a dentina?

Em primeiro lugar, podemos mencionar a escovação inadequada ou o uso de escovas impróprias. Nesse sentido, escovar os dentes com muita força ou utilizar escovas com cerdas muito duras gera desgastes no esmalte dentário.

Pastas de dente e enxaguatórios bucais abrasivos também podem contribuir para a destruição dessa camada.

Afora isso, não se deve esquecer que há uma frequência adequada para escovações. Escovar muitas vezes pode levar ao desgaste das camadas do dente.

Outro fator que propicia a exposição da dentina é o consumo de bebidas e alimentos muito ácidos.

Bebidas alcoólicas e gaseificadas são extremamente prejudiciais aos revestimentos dos dentes quando consumidas em excesso.

Também pode ocorrer erosão dentária por conta da recorrência de vômitos ocasionada por transtornos como bulimia e refluxo.

A hipersensibilidade dentária pode surgir ainda após procedimentos realizados em consultórios, como o clareamento dental.

COMO TRATAR E EVITAR A SENSIBILIDADE NOS DENTES

O tratamento desse problema depende de uma avaliação meticulosa das causas, o que só pode ser feito adequadamente por um dentista.

Apesar disso, algumas orientações gerais podem ser adotadas para que se possa curar esse mal ou evitá-lo. Abaixo, listamos algumas delas.

Como tratar

No tratamento realizado em consultório, os procedimentos podem variar a depender da causa. Assim, se a desgaste do esmalte e do cemento ocorrem devido à ação de cáries, deve-se restaurar o dente com resina.

Por outro lado, se a causa for gengivite, o dentista pode optar pela realização de uma profilaxia meticulosa da região acometida.

Outra forma de tratar a sensibilidade dos dentes é aplicar vernizes fluoretados sobre as áreas descobertas e desgastadas. A aplicação de géis de flúor também ajudam a mineralizar os dentes.

O profissional pode ainda utilizar agente fixador sobre o dente afetado com o intuito de impermeabilizar a dentina. Desse modo, evita-se a exposição dos túbulos aos estímulos.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Medidas para evitar a sensibilidade nos dentes

Para pessoas que sofrem com essa condição, é fundamental utilizar cremes dentais específicos para dentes sensíveis. O ideal é que o produto tenha uma alta concentração de flúor.

Há que se ter cuidado também na hora de escolher a escova. Nesse sentido, recomenda-se o uso de produtos que tenham cerdas macias. As escovações não devem ser muito intensas, nem durar mais do que dois minutos.

Do mesmo modo, alimentos que contribuam para o aparecimento do problema também devem ser evitados.

A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO

A hipersensibilidade dental pode ser muito incômoda e traz muitos agravantes se não for tratada corretamente.

E a única forma de combater esse problema é com um diagnóstico preciso feito por um profissional. Por certo, saber o que está ocasionando os dentes sensíveis é o primeiro passo para aplicar o método adequado.

E você, já teve hipersensibilidade nos dentes? Como fez para tratá-la? Utilizou algum produto específico? Compartilhe sua experiência!

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar