fbpx
dentes incisivos

Dentes Incisivos: Importância e como cuidar!

Cada dente possui uma função específica na boca, não sendo diferente quando se trata dos dentes incisivos. Estes se localizam na parte frontal da boca, tanto na arcada superior quanto na inferior.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Os dentes incisivos possuem uma função muito importante na mastigação dos alimentos, por isso, é importante que saibamos como cuidar perfeitamente destes dentes para que não venhamos a perdê-los.

Sendo assim, detalharemos melhor a questão da importância dos dentes incisivos e como cuidar de forma adequada dos dentes, não só estes, mas todos outros que estão na boca.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Qual a importância dos dentes incisivos na boca?

dentes incisivos

Os dentes incisivos são os dentes que ficam na frente, são 4 dentes na arcada superior e 4 na arcada inferior. Sua principal função é cortar os alimentos. Desta forma, compreendemos qual o grau de importância destes

Os incisivos podem ser diferenciados como incisivos centrais e laterais. Além da sua principal, que é cortar os alimentos assim que acontece a mordida, também são responsáveis por dar sustentação aos lábios.

Sua função de cortar os alimentos assim que acontece a mordida é imprescindível para que se forme o bolo alimentar, pois ao cortar, os outros dentes trituram e junto com a salivação, ficarão prontos para a deglutição.

É importante enfatizar que da mesma forma como os outros dentes, os incisivos são responsáveis pela estabilidade da oclusão, permitindo o encaixe das arcadas inferior e superior.

Quais os problemas podem ocorrer com os dentes incisivos?

Sabemos que os dentes, de modo geral, estão sujeitos a problemas caso não sejam tratados devidamente. Por isso é importante a limpeza correta dos dentes e a sua boa manutenção.

A falta de cuidados com os dentes pode ocasionar problemas com cáries, tártaros e alguns casos será a necessidade de canal, podendo acarretar até a perda do dente.

Existem situações que a pessoa sente o amolecimento dos dentes, além de mau hálito, ocasionando até a perda dos dentes. Além de afetar a estética, os dentes incisivos são importantes para cortar os alimentos antes de mastigar.

Portanto, no caso dos dentes incisivos, sempre será indicado a substituição dos dentes por meio de implante, caso os tenham perdido. A restituição pode ser por meio de implante ou por meio de prótese.

No entanto, é importante evitar que isto aconteça, pois são dentes importantes, além de ser o cartão de visita de um belo sorriso, que com certeza afetará a autoestima da pessoa.

Nem sempre a ausência destes dentes ocorre por falta de cuidados, às vezes realmente os dentes não nascem, ou seja, é um problema conhecido como agenesia dos dentes.

Nestes casos, os dentes ausentes também precisam ser substituídos, existindo duas formas, ou através do uso de aparelho ortodôntico que irá fazer desaparecer os espaços ou através de implante.

Quando se opta pelo encerramento dos espaços, geralmente os caninos tomam a posição dos incisivos. Como os caninos possuem uma cor mais escurecida do que os demais, também é recomendado o branqueamento destes.

Como cuidar dos dentes de forma adequada?

Não só por serem os dentes da frente que precisam de uma atenção redobrada, mas é importante que mantenha um cuidado maior com eles, visto que são seu cartão de visita como mencionamos há pouco.

Assim, os dentes incisivos devem ser bem escovados pelo menos três vezes ao dia, utilizando o fio dental e, se possível, o enxaguante bucal em todas as escovações.

O maior cuidado deve ser à noite, visto que a pessoa precisa dormir com os dentes limpos, para evitar que passe tanto tempo com a sujeira nos dentes. É importante enfatizar o uso do fio dental, pois ele retira o sujo entre os dentes.

Conclusão

Com todas as informações acima, é importante que saibamos que nossos dentes têm funções específicas e precisam de cuidados especiais para que não possamos ter problemas com eles ou mesmo perdê-los.

Assim, com todos os cuidados necessários os nossos dentes incisivos serão bem mais agradáveis de se ver, transformando o seu sorriso em um belo cartão de visita. Em caso de problemas, procure imediatamente seu dentista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *