fbpx

Dente Trincado: Como Tratar?

Um dente trincado pode ser decorrência de vários fatores. Na maioria dos casos, a causa vem do mau cuidado com a saúde bucal, principalmente a falta de higiene dentária, a exceção fica por conta do bruxismo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Mas, o dente começa a apresentar rachaduras e por vez quebra. Às vezes ele não apresenta sinal de desgaste, porém, numa mordida mais forte chega a trincar.

Então, o que fazer com o dente trincado? É uma dúvida recorrente, muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam deixando o problema de lado. Com o dente trincado, a pessoa pode sentir dor ao comer alimentos frios e quentes.

Exposto, o dente fica suscetível a doenças, pois a fissura proporciona a entrada de restos de alimento e bactérias que não podem ser retiradas. Por isso, nesse artigo, vamos informar as causas, como prevenir e como tratar o dente trincado, acompanhe.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Como tratar o dente trincado?

dente trincado

O dente pode trincar quando forçado demais ao mastigar um alimento muito duro, mas isso ocorre porque ele deve estar fraco devido algumas condições.

O bruxismo, ato de friccionar os dentes uns contra os outros e apertá-los com muita força, enfraquece a estrutura do dente. Com o desgaste, o dente perde sua proteção de esmalte, além de sofrer alterações na sua forma física, rachando ou se quebrando.

A formação de placa bacteriana, por falta de limpeza, também enfraquece a formação do dente e o deixa disponível para doenças mais graves e até a perda dos dentes.

Para tratar um dente trincado deve-se ir a uma clínica odontológica e se consultar com o dentista, o profissional irá averiguar qual a melhor solução para o dente debilitado. Ainda assim, saiba quais são as formas de tratamento com a listagem a seguir.

1- Reparação do dente

A reparação pode ser feita por meio de resina restauradora ou um adesivo especifico que junta às partes separadas ao trincar.

2- Coroa dentária

A coroa também é uma restauração, porém mais elaborada. Trata-se de uma capa que reveste a parte superior do dente.

Funciona como uma prótese dentaria que fortalece o dente danificado protegendo-o. A sua forma e material depende da avaliação médica.

3- Tratamento de canal

Quando a pequena abertura, causada pela rachadura no dente, não é tratada logo no início, ela permite a entrada de uma série de organismos que degradam por dentro do dente até chagar na gengiva.

Dessa forma, toda a estrutura do dente é comprometida, podendo chegar à perda total. Houve um tempo em que, nesses casos, a extração era a primeira opção.

Entretanto, a medicina odontológica avançou e com o tratamento de canal, resgata o dente realizando o processo de remoção da polpa dentária substituindo por pinos que proporcionam mais resistência no dente.

4- Extração dentária

Esse é o ultimo caso quando se fala em tratamento para dentes trincados, pois como vimos, quando o dente está comprometido por dentro ainda tem uma chance de salvá-lo com o canal dentário.

No entanto, se a raiz do dente estiver muito fragilizada, ela não resiste ao tratamento de canal. Dessa forma, ocorre a extração do dente.

Considerações finais

É melhor prevenir do que remediar, já dizia o ditado. Por isso, caso você tenha problemas de bruxismo, que causa enfraquecimento dos dentes, procure um médico para tratar deste assunto.

Mas se o problema for placa bacteriana, o tratamento é mais simples e pode ser feito em casa. Escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia com creme dental que contenha flúor.

Assim, conforme o contexto, ao menor sinal de dente trincado deve-se procurar ajuda médica. Quanto mais tempo se passar com o dente exposto a outras ameaças mais ele estará correndo o risco de desenvolver situações irreversíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *