dente siso cariado

Dente siso cariado: Como tratar?

Dente siso é o dente que tarda a nasce, geralmente surgindo pelos 18 anos de idade, e demorando um pouco mais para nascer completamente. Contudo, é um dente que carrega vários problemas, sendo um deles o dente siso cariado.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Dessa forma, é entendido o porquê de ser tão recomendada a extração dele, seja por ocupar muito espaço na boca ou desenvolver cárie. No entanto, é necessário de fato que ele seja extraído para que não cause problemas?

Prossiga com a leitura do artigo para saber sobre isso e muito mais quanto ao dente siso cariado!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Dente siso cariado: por que ele é o mais propenso?

dente siso cariado

Um dente siso saudável e alinhado com os outros dentes geralmente não causa problema dentário algum. Contudo, as vezes ele toma muito espaço na boca, em outras ele força outros dentes e, nesse caso, também é mais propenso a desenvolver cárie.

O dente siso cariado se encontra nessa situação pelo dente estar bem escondido na boca, sendo um local de difícil acesso à escova. Tendo uma limpeza dificultosa, é comum que haja acúmulo de bactérias e, consequentemente, de cárie.

Além disso, por geralmente nascer sem espaço, ele nasce mal posicionado e impactando outros dentes. Dessa forma, acaba também carregando a cárie para os dentes vizinhos, se tornando um problema para toda a boca.

Como notar o dente siso cariado?

Há vários sintomas que denunciam o dente siso cariado, como o comum mau hálito. Contudo, há outros sinais que identificam até que eles se encontram inflamados, como:

  • Vermelhidão no local do dente siso;
  • Dor de dente aguda com latejamento;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no rosto próximo da mandíbula.

Além disso, um dente siso torto e mal alocado na boca é passível de desenvolver cárie. Dessa forma, se você notar a má formação dele, já é bom se encontrar alerta para possível desenvolvimento do problema.

Dente siso cariado: como tratar?

O primeiro passo é sempre busca evitar que surja lesão cariosa no dente siso, contando com um tratamento higiênico eficiente. Tendo o auxílio de um dentista, tenha a melhor indicação de escova e de itens higiênicos para tratar do siso.

Além disso, busque a melhor maneira de deixar o dente siso sempre bem cuidado.

Contudo, caso ele nasça mal formado e cariado, trate de fazer a extração, pois assim anula a infecção e previne efeitos maiores. Primeiro, conte com uma avaliação se é necessário tomar antibióticos antes da cirurgia.

Na cirurgia, o dentista anestesia parte da boca para remoção do dente, afastando o siso dos outros para que possa puxá-lo. Se ele não tiver nascido totalmente, pode ser necessário um corte na gengiva para remoção.

Quanto menos a cárie tiver afetado o dente siso, menos complicado é a extração e mais fácil é a recuperação. A complicação se tornar menor ainda se ele já tiver se formado na boca.

Ele pode permanecer na boca?

O dente siso permanece apenas se estiver bem colocado na arcada dentária e se encontrar ajustado com o dente antagonista. Dessa forma, é mais fácil manter uma higienização adequada e total dele.

Por que é importante o plano odontológico para dente siso cariado?

Quando se fala do dente siso, é sempre importante uma avaliação com o dentista, e isso pode requerer mais de uma. Afinal, é necessário também o tratamento e outras consultas regulares para consultar a situação dos outros dentes.

Então, de forma a manter a saúde e a economia, conte com um plano odontológico que lhe ofereça essa total assistência. Dessa forma, você evita o dente siso cariado e muitos outros problemas que podem afetar os seus dentes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.