dente encavalado

Dente encavalado: Saiba tudo sobre!

O dente encavalado é um problema que acomete um grande número de pessoas e costuma trazer bastante incômodo. São vários os fatores que complicam o cotidiano de quem possui o problema.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

E não é apenas a questão estética que está em jogo. Quem possui dente encavalado enfrenta outros transtornos que podem acabar transformando tarefas simples do cotidiano em um grande desafio, como mastigar corretamente e até respirar.

Neste artigo falaremos sobre o dente encavalado, quais as suas causas e como pode ser feito o tratamento.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Dente encavalado – saiba quais são as causas

dente encavalado

Os dentes encavalados são mais comuns do que você imagina e possuem causas diferentes, ou seja, cada caso é um caso. Porém, para que você possa entender melhor, falaremos a seguir sobre as principais:

Hábitos parafuncionais

Você sabia que os hábitos cotidianos têm influência na sua dentição? Pois bem, algumas daquelas manias que você ainda cultiva, assim como aquelas que adquirimos na infância, podem causar problemas na estrutura de nossos dentes.

Muitas vezes não temos noção desses riscos e agimos naturalmente, sem qualquer conhecimento sobre as consequências daquelas ações.

Se a criança costuma chupar chupeta ou mesmo o dedo com muita frequência, isso pode desencadear um processo de desalinhamento dos dentes.

Roer objetos, como tampas de canetas, lápis ou quaisquer outros objetos também podem comprometer sua dentição, causando dente encavalado.

Outro vilão muito comum e que ninguém imagina que causa um grande problema é o hábito de roer as unhas.

Herança genética

A genética é um fator bastante poderoso na formação de todo o nosso corpo, de um modo geral, sendo responsável por fatores como altura, peso e até mesmo pré-disposição a doenças.

Ela também influencia na arcada dentária, em seu tamanho, desenvolvimento e alinhamento dos dentes.

Portanto, o dente encavalado pode ser também resultado de uma herança genética.

Nascimento do Siso

Mesmo que você tenha feito um tratamento ortodôntico quando mais jovem, com o nascimento do Siso e a falta de espaço na arcada dentária, seu nascimento pode causar um grande transtorno.

Para que ele possa “sair”, ele passa a empurrar os outros dentes, tentando abrir espaço. Isso faz com que os dentes acabem se deslocando aos poucos e assim aconteça o processo de “encavalamento”, surgindo o problema chamado dente encavalado.

É por isso que muitos dentistas recomendam a retirada do Siso, pois já têm a consciência de que este pode causar grandes problemas.

Malformações e processos traumáticos

Malformações iniciadas ainda na gravidez podem causar o dente encavalado. Processos traumáticos ou traumatismos, como quedas, lesões e pancadas podem modificar a estrutura da arcada dentária resultando também no dente encavalado.

Quais os tratamentos para o dente encavalado?

Há diferentes tratamentos para o problema do dente encavalado e cada um pode ser aplicado de acordo com a situação. Portanto, só um profissional pode dizer qual o procedimento mais adequado para determinado paciente.

Entre os tratamentos mais comumente indicados está o uso de aparelho ortodôntico, podendo ele ser fixo ou móvel, dependendo da situação.

Os aparelhos fixos se encarregam de alinhar os dentes, causando uma movimentação quase imperceptível inicialmente, mas que logo é possível começar a ver seu resultado.

O aparelho móvel é mais indicado para crianças, pois sua arcada dentária é mais flexível e se modifica com mais facilidade, não havendo a necessidade de permanecer o tempo todo com o aparelho.

Há atualmente a opção das placas alinhadoras, cujo material é transparente. Elas facilitam bastante o dia a dia, pois não provocam dores ou incômodos, não causam um maior impacto estético e ainda facilitam a higiene da região bucal.

O melhor tratamento

Se você possui dente encavalado o melhor a fazer é procurar um especialista para saber qual o tratamento mais indicado. Só ele pode avaliar cada caso e dar a devida orientação.

Procure seu dentista e converse com ele. O mais importante a fazer é ter a iniciativa. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *