fbpx
dente cariado

Dente Cariado: Causas, prevenção e como tratar?

As cáries aparecem pelo tipo de alimentação que comemos e por negligência na limpeza correta e escovação dos nossos dentes. Dentre outros fatores que falaremos ao longo desse artigo.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Ainda bem que, graças aos avanços na odontologia, o dente cariado, hoje, tem um tratamento consideravelmente simples e pode ser feito em quase todo consultório odontológico.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Causas das cáries no dente

dente cariado

Em primeiro lugar o dente cariado é um nome para um dente que sofreu deterioração, basicamente.

Hábitos alimentares como comer doces e não escovar os dentes diariamente são um dos fatores que mais contribuem para o aparecimento das cáries, contudo vale lembrar que hábitos como fumar, e até mesmo a genética, são fatores muito importantes para o aparecimento das mesmas.

Muitos tipos de bactérias vivem naturalmente dentro da boca, elas se fixam aos dentes como um filme, isso é chamado de placa bacteriana.

A placa pode aparecer em diversos locais, como entre os dentes, ao redor das restaurações ou próteses, perto da linha da gengiva ou fóssulas e fissuras.

Embora as crianças sejam os maiores afetados pelas cáries, o dente cariado não é uma exclusividade delas.

Os três tipos de cáries

Existem três tipos básicos de cáries.

As coronárias, que se localizam entre os dentes e nas superfícies de mastigação. Essa é o tipo mais comum de cárie dentária.

As recorrentes, que se localizam ao redor das restaurações e coroas. Isto se deve ao fato de ser comum o acumulo de placa nessas regiões.

As radiculares, as radiculares aparecem mais em pessoas idosas. Conforme vamos envelhecendo, as gengivas tendem a se retrair.

Quando a gengiva se retrai, ela expõe a raiz do dente, e essa não possui esmalte, por isso a cárie dental tem mais facilidade de aparecer.

A xerostomia ou boca seca, é uma doença causada pela falta de saliva. A xerostomia pode ser causada por efeitos colaterais de remédios, radioterapia ou quimioterapia.

Na maioria das vezes ela é temporária, porém existem casos em que o quadro pode permanecer de forma permanente.

Ser não for tratada, ela pode destruir o dente e chegar até a polpa(nervo), se isso acontecer, resultará em um abscesso. Uma vez que isso aconteça, a raiz inflama e infecciona.

Para tratar tem que se fazer um canal, cirurgia ou mesmo em casos mais extremos a extração do dente.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Como prevenir e evitar de ter um dente cariado

Para evitar a cárie você precisa seguir alguns passos básicos.

  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia e passe fio dental pelo menos uma vez, lembrando sempre de remover toda placa bacteriana presa entre os dentes e gengivas.
  • Use pasta e enxaguante bucal que contenham flúor!
  • Mude seus hábitos alimentares, evite comer alimentos ricos em açúcar e amido, mas se você o fizer, coma-os durante as refeições, e não coma em lanchinhos. Isso diminui o número de vezes no qual os seus dentes estarão expostos.
  • Certifique-se de ingerir água com flúor, entretanto se no local em que você mora não tenha, é ideal pedir para o seu dentista recomendar um suplemento.
  • E por último sempre faça avaliações periódicas, um cuidado preventivo evita problemas, e mesmo que algum dente cariado apareça, ela será menor e mais fácil de tratar.

    Ter um plano dental é imprescindível nesses casos.

Como tratar o dente cariado?

Para tratar o dente cariado é preciso remover o local lesionado e preencher o espaço que ficou com outro material.

Esse processo se chama restauração, na restauração o dentista substitui a parte que falta por materiais como ouro, liga de prata(amálgama), porcelana ou resina.

O ouro e prata são tidos pelos profissionais como as mais resistentes, contudo as de porcelana e resina são as mais usadas, já que suas cores imitam a cor natural do dente, assim o trabalho fica quase imperceptível.

Se o nervo do dente já parou de funcionar, a única saída que resta é um canal. O canal é a técnica na qual o dentista extrai as partes danificadas, junto com o nervo e os tecidos dos vasos sanguíneos(polpa).

Depois disso o dente é preenchido e colocado uma coroa em cima.

E aí, já conhecia um pouco sobre dente cariado? Por favor nos conte um pouco nos comentários.