creme dental para gengivite

Creme Dental para Gengivite. Qual usar?

A gengivite é a inflamação da gengiva ocasionada por alguns fatores, principalmente bactérias. Obviamente a escovação é uma forma válida de prevenir o problema, mas existe um Creme dental para gengivite?

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Existem muitas marcas disponíveis no mercado que possuem o mesmo objetivo, ou seja, auxiliar na limpeza dos dentes de forma eficaz. No entanto, o que poucos sabem é que existem algumas peculiaridades importantes.

A seguir, iremos detalhar algumas informações importantes que ajudarão você a escolher o creme dental para gengivite ideal. Além disso, passaremos outras dicas que auxiliarão no seu tratamento.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Existe um creme dental para gengivite específico?

gengivite creme dental

É interessante sabermos que as pessoas que possuem problemas bucais não devem usar os mesmos cremes dentais de pessoas que possuem a boca saudável.

Para as pessoas que desejam prevenir as cáries, o creme dental ideal é aquele que possui flúor, pois esta substância ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes, fortalecendo-o e até mesmo removendo a placa

No entanto, não é qualquer uma que possua flúor, a quantidade de flúor deverá de 1000 ou 1500 partes por milhão de fluoreto, pois abaixo destas quantidades, será totalmente inútil.

Também é aconselhável que após a escovação não se lave a boca com água, visto que esta retira o flúor que foi aplicado em seus dentes, o que irá consideravelmente reduzir os seus efeitos, o ideal é só cuspir a pasta.

Caso o seu problema seja a sensibilidade nos dentes, o ideal é que se adquira pastas específicas, pois estas contém substâncias que obstruem os poros espalhados pela dentina, causando reação às mudanças de temperatura.

Finalmente, para as pessoas que possuem gengivite, o ideal é procurar uma pasta de dente mais potente, pois deverá conter flúor e algum antisséptico mais forte, que pode ser o triclosano.

Por ser um creme dental específico para gengivite, este não deve ser utilizado por mais de duas semanas consecutivas, se persistir, o ideal é procurar um médico para verificar o motivo.

Para quem deseja dentes mais brancos, podem utilizar pastas que contenham o peróxido de carbamina e o bicarbonato de sódio, podem sensibilizar os dentes.

Como prevenir

Sabemos que é melhor prevenir do que remediar, por isso traremos algumas dicas que reforçam o tratamento para combater a gengivite ou qualquer outro mal da boca. São eles:

  • Escove pelo menos três vezes ao dia, principalmente, antes de dormir;
  • Procure no mercado uma escova com cerdas macias, pasta de dente adequada e fio dental todas às vezes que for higienizar a sua boca;
  • Jamais utilize itens de limpeza complementares como itens principais, pois muitos usam o enxaguante bucal no lugar de uma boa escovação, mas isto não é correto;
  • Mesmo que sua gengiva esteja sangrando, não deixe de escovar os dentes ou mesmo de utilizar o fio dental, porém é importante marcar uma visita ao dentista;
  • Visite o odontologista pelo menos de 6 em 6 meses, o ideal é pelo menos 3 vezes ao ano, porém se perceber alguma modificação ou algum sintoma, volte imediatamente ao consultório;
  • Não se automedique ou utilize de recursos especiais sem o conhecimento do médico, pois se houver algum problema, este poderá ser piorado, por isso, sempre informe o seu médico sobre o seu uso.
  • Procure manter uma alimentação saudável, com isso, evitando alimentos que contenham excesso de açúcar, visto que isto causará cárie. Além disso, ajuda a diminuir qualquer acidez no estômago.

Conclusão

gengivite ir ao dentista

Diante de tantas informações importantes, podemos concluir que a prevenção ainda é o melhor caminho, além disso, saber qual o creme dental adequado para o seu uso, dependendo da sua finalidade.

Além disso, não podemos esquecer que um bom tratamento dentário geralmente é muito caro, por isso, procure sempre optar por um plano odontológico, visto que você irá economizar bastante e terá cobertura ampla.

Sendo assim, podemos finalizar afirmando que o creme dental para gengivite será aquele que tenha as propriedades corretas que auxiliem no tratamento, porém o uso fica restrito ao período de 2 semanas, após isso, só no dentista.