cores de aparelho

Quais são as cores de aparelho dentário?

Não é mais tão raro ver alguém usando aparelhos dentários e quando nos deparamos com pessoas que o utilizam sempre vemos “modelos” e cores diferentes que logo chamam atenção.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Entretanto, as cores de aparelho dentário, não costumam variar tanto assim pois o arco comumente, é metálico, de modo que apenas a “borrachinha” que é colocada nos bráquetes tem cor e podem ser multicoloridas.

Com o avanço das tecnologias, o “sorriso metálico” não significa mais ter a estética prejudicada e há várias possibilidades que já são aplicadas nos consultórios de odontologia.

Algumas das tecnologias que podem ajudar no momento da escolha visando a estética é em relação ao estilo dos bráquetes escolhidos.

Os bráquetes são as pecinhas que ficam coladas em cada dente e que se unem pelo arco/fio metálico, são as peças responsáveis por puxar ou empurrar a arcada dentária, de modo a corrigir os problemas de posicionamento dos dentes.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Tipos e cores de aparelho dental

cores de aparelho

Bráquetes metálicos

Esse modelo de bráquete é o tradicional, exatamente aquele que deu origem ao “sorriso metálico”, que podem, visualmente, prejudicar na estética, contudo, costumam ter menos atrito e machucar menos a boca, o que é uma grande vantagem.

Bráquetes de policarbonato

A cor de aparelho usando os bráquetes de policarbonato é a mesma coloração dos dentes, portanto costumam ser discretos e são bráquetes reconhecidamente estéticos.

Apesar dessas vantagens, por ser feito de plástico, pode sofrer alterações de cor.

Bráquetes autoligados

Esses bráquetes costumam ser bastante eficientes, até mais que os tradicionais, já que não necessitam das borrachinhas para prender os arcos.

Há duas possibilidades para este modelo: as cores de aparelho podem ser estéticas sou metálicas.

Bráquetes de cerâmica

Esse modelo de bráquete apresenta as mesmas vantagens que os bráquetes de policarbonato, contudo, com uma vantagem a mais: não costumam variar de cor com o tempo.

Porém, a maior desvantagem desse tipo de bráquete é que tem maior facilidade de se quebrar do que os demais.

Bráquetes de cerâmica colorida

Esse bráquete, por ser feito de cerâmica tem a mesma característica que os bráquetes de cerâmica, no entanto, a cor é o maior diferencial para os pacientes.

A maior desvantagem é que, caso queira mudar de cor, terá que mudar o aparelho inteiro.

Bráquetes de safira

Esse modelo de bráquete é bastante moderno e a cor é transparente, ou seja, funciona bem para efeitos estéticos, além do mais, não costuma sofrer alteração de cor.

Esse modelo dificulta o atrito e, consequentemente, feridas que possam se formar. A grande desvantagem desse tipo de bráquete é o valor, pois costuma ser bem mais caro que os demais.

Bráquetes linguais

Mas comumente chamados de aparelho invisível. Esse tipo de aparelho é instalado na parte de trás dos dentes, ou seja, não ficam visíveis.

Por ficarem em contato com a língua, este aparelho exige um tempo de adaptação maior e, também, se tornam mais dispendiosos tanto na instalação quando na manutenção.

Como observado, aparelhos dentários, podem ser estilosos e não precisam atrapalhar na estética do usuário, podem-se usar diversas ferramentas para mudar as cores de aparelho, personalizar ao gosto do usuário.

Portanto, é importante que procure um bom profissional de odontologia quando for colocar aparelho odontológico, pois apenas este profissional poderá lhe dar as opções que facilitem sua vida tornando o sorriso mais bonito e saudável.

Nesse contexto, se faz muito importante a contratação de um plano odontológico, pois eles tendem a gerar boa economia quando analisado a manutenção e outros detalhes que podem vir a surgir durante o tratamento.

Um plano odontológico pode gerar benefícios financeiros, mas também pode estimular o tratamento adequado de seus dentes, de modo que, se torna algo útil e necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *