AparelhoClareamentoCuidados com os DentesGengivaMau HálitoRemédiosSensibilidadeTodos os PostsTudo Sobre Dor de Dente

Como tirar tártaro dos dentes?

Todos desejam ter um sorriso perfeito, dentes brancos e bem cuidados, porém alguns empecilhos podem se apresentar caso não saibamos como cuidar deles. Por isso, hoje aprenderemos como tirar tártaro dos dentes.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

É importante primeiro saber como ele se apresenta, como prevenir e o que pode ocasionar, caso não seja tratado, para que assim, possamos adentrar no assunto de como resolver o problema.

Sendo assim, passaremos a detalhar mais sobre o assunto para que saibamos tudo sobre o tártaro e possamos ter o nosso sorriso dos sonhos sem muitas complicações.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


O que é, as principais causas, tipos e como tirar tártaro dos dentes

como tirar tártaro dos dentes

O tártaro, também chamado de cálculo, é o acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes, gerando uma camada grudenta e incolor de micro-organismos.

A partir do tártaro, problemas mais sérios podem acontecer, tais como a cárie e a gengivite, pois ele não só prejudica os dentes, mas pode afetar também a gengiva. Além disso, pode ficar esteticamente feio, pois absorve manchas com mais facilidade.

As principais causas do tártaro são:

• Higienização bucal precária, pois é importante fazer uma escovação correta, utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e se o médico indicar, pode ser utilizado o enxaguante bucal;

• Alimentação inadequada, pois muitos alimentos podem permanecer em nossas bocas por um longo período e esses resíduos servem de alimento para as bactérias.

Os tipos de tártaro são:

• Supragengival – Acima da borda da gengiva. Este é mais fácil de ser identificado, pois fica mais visível por causa da sua coloração amarelada ou esbranquiçada.

• Subgengival – Abaixo da borda da gengiva. Este é o mais difícil de ser identificado, pois em alguns casos se apresenta nos tecidos da gengiva, podendo em alguns casos apresentar a coloração enegrecida ou esverdeada.

Se você já estiver com tártaro agir imediatamente, pois a única forma de resolver é procurando um dentista para que diagnostique e realiza a retirada de forma mais adequada possível.

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Como prevenir o tártaro?

como prevenir o tártaro

Sabemos já das possíveis complicações, porém iremos detalhar um pouco melhor cada uma delas, para que assim compreendamos o quanto é prejudicial a sua saúde bucal, são elas:

• Cárie – É a desmineralização do esmalte do dente;

• Gengivite – Inflamação da gengiva;

• Periodontite – É a evolução da gengivite, podendo atingir até mesmo os ossos, desgastando-os;

• Perda dos dentes.

Entendendo as complicações, agora podemos saber como nos prevenir de tais problemas, por isso, atenção as seguintes dicas para evitar o tártaro e outros problemas bucais:

• Pratique a higiene bucal todos os dias antes ou após as refeições e, principalmente, antes de dormir;

• Utilize o fio dental, este é o mais eficaz para prevenir o endurecimento da placa bacteriana entre os dentes, que são lugares mais escondidos da boca;

• Caso seja indicado por um odontologista, o enxaguante bucal pode ajudar a ampliar a limpeza bucal protegendo contra micro-organismos;

• Mantenha uma alimentação saudável, evitando alimentos muito açucarados ou cheios de carboidratos;

• Faça visitas regulares ao dentista, em média a cada 6 meses, para que este profissional realize uma profilaxia mais completa e deixe sua boca livre de tártaros.

Conclusão

Desta forma, podemos concluir que um bom acompanhamento médico, pois somente este poderá identificar se você possui tártaro e possui equipamentos específicos para retirada destes.

A menos que você queira utilizar métodos caseiros que nem sempre são garantias de uma remoção segura e precisa, porém existem vários métodos que estão disponíveis na internet.

Agora, se você prima pela sua saúde bucal e deseja algo mais garantido, procure o seu dentista, e se o problema é economizar, verifique a possibilidade de fazer um plano odontológico, pois sai muito mais barato e é completo.

Por fim, não se esqueça de todas as dicas mencionadas neste artigo e aprenda a se prevenir e assim será desnecessário aprender a como tirar tártaro dos dentes, pois você nem os adquirirá.

Mostrar mais

Edson Valle Iancoski

Com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo com foco na área de saúde Bucal, é o redator chefe do blog Minha Saúde Bucal. Possui atualmente centenas de conteúdos postados em diversos portais, como Exame, Veja, Infomoney, Agência o Globo e outros. No Blog Minha Saúde Bucal trabalha produzindo conteúdos focados em problemas bucais, como dor de dente, tratamento de canal, remédios para dor de dente, remédios para gengiva, tártaro, entre outros. Também produz conteúdos falando sobre estética, envolvendo implantes, clareamento, aparelho ortodôntico e outros. Também é autor do BlogSaude.net.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar