como tirar o tartaro dos dentes

Como tirar Tártaro do Dente? Aprenda Agora como Fazer!

Você sabe como tirar tártaro do dente? Geralmente, o seu dentista que fica encarregado de fazer o procedimento, afim de limpar seus dentes. Porém, há algumas dicas que você pode realizar em casa para retirar ou diminuir os tártaros da sua dentição.

  •     Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Remover os tártaros dos dentes em casa não deve ser uma prática frequente. Isso porque esse tipo de remoção pode causar mais porosidade no dente, fazendo com que novas placas apareçam.

Uma outra recomendação é que você nunca tente tirar o tártaro com palitos de dentes ou qualquer outro objeto pontiagudo. Esse ato pode fazer com que você machuque sua gengiva.

Dessa forma, o método mais indicado é ir ao dentista para fazer a destartarização, ou seja, limpeza nos dentes. A prática deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano.
Enquanto você não vai, confira algumas dicas de como tirar tártaro do dente. Boa leitura!

Economize com dentista! Faça um plano odontológico pagando a partir de R$ 24,93 e tenha acesso a mais de 28mil dentistas no Brasil!


Como tirar tártaro do dente – Saiba antes o que é o tártaro e como reconhece-lo


Em resumo, o tártaro é a placa bacteriana que se calcificou nos dentes. O fosfato e o cálcio que são depositados nos dentes, fazem com que a placa fique com uma consistência dura.

Caso a placa bacteriana não seja eliminada, há o risco de que ela se fixe no dente, podendo dar lugar a uma periodontite (inflamação nas gengivas).

O tártaro, na maioria das vezes, possui uma cor branco-amarelado e costuma ser formado no interior dos dentes incisivos inferiores. Também é possível encontra-los nos primeiros molares da mandíbula superior.

Ele é produzido, principalmente, próximo das glândulas salivares, debaixo das gengivas, superfícies dentárias irregulares ou nos espaços entre os dentes.

Porém, com as dicas a seguir, você vai aprender como tirar tártaro do dente de forma bem simples e prática.

Como tirar tártaro do dente – Dica 1: Bicarbonato

bicabornato como tirar o tartaro do dente

Essa é uma das mais conhecidas receitas caseiras para retirar o tártaro dos dentes, por ser bem fácil e acessível de ser feita.

É preciso apenas que você tenha cuidado para não usar o bicarbonato em excesso. Isso pode deixar seus dentes sensíveis, além de causar outros problemas.

Você vai diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água. Bocheche essa mistura por alguns segundos, com o intuito de passá-la pelos pontos onde há tártaro.

Cuspa e depois escove os dentes.

Para que esse processo não cause danos nas gengivas e nos dentes, o recomendado é que ele seja feito apenas 3 vezes na semana. Você deve fazê-lo sempre de estômago vazio e antes das refeições.

Como tirar tártaro do dente – Dica 2: Morangos amassados

morangos amassados como tirar o tartaro dos dentes

Os morangos não servem apenas para adocicar sua vida, eles também podem agir para combater o tártaro. Você deve usar morangos maduros, os efeitos deles serão melhores.

Primeiramente, você vai amassar os morangos e colocar na sua escova de dentes, como se fosse uma pasta. Depois disso, você deve escovar seus dentes normalmente.

Depois que você terminar de escovar, você deve cortar outros morangos e colocá-los nos locais onde há mais tártaro. Tente não mexer muito a boca. Deixe os morangos dentro dela por 10 minutos.

Repita essa operação por 40 minutos, fazendo a troca do morango a cada 10 minutos. Depois que terminar tudo, escove os dentes novamente com uma pasta de dentes normal.

O tártaro que estiver na sua boca vai ter se despregado e vai sair de forma mais fácil.

Como tirar tártaro do dente – Dica 3: Gergelim puro

gergelim puro como tirar o tartato do dente

O gergelim é considerado um ótimo aliado para limpeza dos dentes. Uma vez ao dia, pegue um pouco de gergelim e mastigue-os. Não engula.

Depois de alguns segundos mastigando, escove os dentes sem pasta, utilizando apenas a escova seca. Fazendo esse processo com frequência, os tártaros serão retirados dos seus dentes.

Como tirar tártaro do dente – Dica 4: Coma figos frequentemente

coma figos como tirar o tartaro do dente

Você deve consumir três ou quatro figos depois que você almoçar. A fruta vai estimular a produção de glândulas salivares, que protegem a boca contra várias doenças bucais. Uma delas é o tártaro.

Como tirar tártaro do dente – Dica 5: Não esqueça de ir ao dentista

como tirar tártaro do dente

Fora todas essas dicas, é fundamental que você faça uma limpeza dos seus dentes com um dentista, pelo menos, duas vezes ao ano. Dessa forma, você vai retirar o tártaro que tem na sua boca, mantendo-a saudável.

Apesar dessas dicas serem para ajudar a eliminar ou diminuir o tártaro que há na sua boca, apenas um dentista conseguirá retirá-los com eficiência. Além disso, ele usará os equipamentos e produtos necessários, de forma a não prejudicar a saúde dos seus dentes.

Uma boa dica é contratar um plano odontológico. Com ele, você não precisará pagar valores altos para fazer uma limpeza. Afinal, os planos odontológicos oferecem excelentes custos-benefícios.

Fora isso, você terá sempre um dentista a sua disposição. Caso você precise fazer um tratamento mais detalhado, o plano cobrirá e você não precisará se preocupar com isso.

Agora você já sabe como tirar tártaro do dente. Siga nossas dicas e não deixe de procurar um dentista regularmente e confira todas as nossas notícias no blog!. Até mais!

1 comentário em “Como tirar Tártaro do Dente? Aprenda Agora como Fazer!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.